Com as restrições em função da Covid-19, a indústria cultural do Uruguai fez rapidamente a transição do mundo de apresentações física para a digital.
O menu cultural do vizinho vai das lives com reprodução da música uruguaia às sextas-feiras, 22h, a aplicativos que incentivam o consumo da música do país, com o intuito de manter o setor aquecido. O único pedido é escutar.
Conciertos Tinker – Todas as sextas-feiras, às 22h, no Facebook Live será produzido um encontro gratuito com a música uruguaia em quatro câmeras.
O ciclo, que foi um dos projetos selecionados pela Agência Nacional de Investigação e Inovação no âmbito da convocatória de projetos criativos COVID – 19, tem diversos artistas confirmados. Nesta sexta, 15 de maio, se apresenta Florencia Núñez; no dia 22 de maio Malena Muyala e no dia 29, Hugo Fattoruso.
Depois de cada show uma versão editada será subida no Youtube para ver on demand.
Filarmônica de Montevidéu – o Concierto Raíces, da Filarmônica de Montevidéu, comandado pela brasileira Ligia Amadio, apresenta repertório uruguaio interpretado por Mônica Navarro, Samantha Navarro, Ana Prada e Christian Cary.
Sala Zitarrosa – A emblemática sala musical de Montevidéu lançou o ciclo Mi canción mi escenario, no qual artistas apresentam as canções direto de suas casas. Hugo Fattoruso, Papina De Palma, Carmen Pi, Malena Muyala, Mandrake Wolf, Ana Prada, Edu Lobardo e Guada Romero, são alguns dos participantes.
Os vídeos estão no canal do Youtube da Sala e na Plataforma CREA do Plano Ceibal.
https://www.youtube.com/user/LaSalaZitarrosa/videos
Plataforma Mus – O app de música uruguaia MUS gerou o fundo #UnidosConMúsica para ajudar artistas uruguaios. A forma de colaborar é escutando-os. O app está disponível para iOS e Android.
Teatro Solís – O Teatro Solís, inaugurado em 1856, é um dos prédios mais emblemáticos de Montevidéu. Tem capacidade para 1500 expectadores e é um dos cenários mais importantes do país, com programação que inclui espetáculos da Comédia Nacional, recitais e eventos.
Durante a emergência sanitária, de quarta a domingo o Teatro Solís oferecerá em seu canal de Youtube, programação com concertos, peças de teatro, documentários e conferências. Todos com acesso gratuito.
Além do teatro, é possível fazer um tour virtual 360º pelo edifício.
https://uruguay360.com.uy/uruguay/montevideo/teatro
Mais informações sobre o Uruguai podem ser conferidas nas páginas da marca país Uruguay Natural:
Viaje sem Malas
https://turismo.gub.uy/index.php/pr/viajedecasa/item/2705-uma-viagem-sem-malas-pelo-uruguai
Família