Um dos setores mais afetados pela pandemia é o do turismo. Com restrições de entrada em muitos países, novas regras sanitárias em aviões e hotéis, o novo cenário do turismo ainda está se desenhando e há várias incertezas.
Algumas tendências podem ser observadas, como aponta a agência Abreu.
Viagens nacionais – Segundo a Abreu, os turistas estão se mostrando mais confortáveis em planejar viagens pelo Brasil neste primeiro momento.
Os motivos vão além da economia e instabilidade das moedas estrangeiras. As opções domésticas são vistas também como mais seguras, por haver a possibilidade de se deslocar de carro até o destino ou em voos de curta duração.
Novidades – Viagens para pequenos grupos de pessoas conhecidas, como amigos ou familiares, são uma das apostas da Abreu, que lançou o programa Europa com Amigos.
São viagens privativas para grupos de quatro a 11 pessoas, com saídas diárias, motorista, guia e traslados em minivans.
Os roteiros que privilegiam ritmo de viagem mais lento também terão ainda mais força neste período.
Higiene e saúde – Se as pessoas analisavam conforto, localização e café da manhã oferecido pelo hotéis, além de bagagem permitida pelas companhias aéreas e o tempo de conexão nos aeroportos, agora os passageiros estarão atentos aos cuidados das empresas de turismo com a higienização de espaço e protocolos sanitários adotados.
Neste sentido, muitas empresas e destinos têm criado certificações de qualidade para atestar a segurança de seus ambientes.
A Abreu tem o selo Clean & Safe, do Turismo de Portugal, seu país de origem, e vai trabalhar apenas com fornecedores que cumpram com essas regras, atualizando colaboradores e parceiros à medida que novas alterações sejam impostas.