Em Puerto Madryn, na costa patagônica argentina, a Sexta-Feira Santa tem um atrativo muito especial: uma Via Crucis que entra no mar. É um evento de fama mundial, que acontece há 19 anos e combina atividade náutica, turismo e religião. Essa Via Crucis Subaquática movimenta fiéis de várias regiões argentinas, sobretudo da própria Patagônia. É única no mundo. As informações são da Maryn Travel e da agência de notícias Télam.
Na Via Crucis, 8 estações são percorridas em diferentes partes da cidade até chegar ao cais da cidade. Uma vez lá, as estações continuam, mas de maneira diferente, já que a procissão da Via Crucis é subaquática e conta com a participação de mergulhadores profissionais, canoístas e nadadores. Eles fazem a transferência da cruz pelas águas do Golfo Nuevo e terminam com sua saída à praia, onde o público aguarda em silêncio, geralmente emocionado, carregando velas com tulipas.
De acordo com o programa de atividades, a cerimónia terá início às 18h com ponto de partida na igreja. Dali parte a procissão terrestre, que percorrerá as estações localizadas em diferentes pontos da cidade até chegar ao molhe onde atracam os navios de cruzeiro que têm paradas na cidade durante a temporada.
Leia também: Parque Nacional Talampaya é Patrimônio Natural da Humanidade
Foto: Reprodução Madryn Travel