O trabalho de pesquisa de três empresários mineiros para obter o mais refinado chocolate começou há cinco anos em fazendas produtoras de cacau do Brasil. E deste trabalho nasceu a Yör Chocolates, a primeira marca de Minas Gerais (Brasil) com produção de chocolates finos de alto perfil sensorial com diversidade de tipos, sabores e origens.
O resultado será apresentado dia 16 de junho com a inauguração virtual da loja-conceito da marca.
A loja, localizada no Belvedere, em Belo Horizonte, foi projetada para provocar experiências sensoriais que bons chocolates despertam. Enquanto a abertura do comércio não é liberada, os produtos serão vendidos por um link do Instagram da Yör Chocolates (@Yör Chocolates) e futuramente em redes varejistas locais e nacionais.
“Nossa preocupação sempre foi oferecer um produto de altíssima qualidade. Nosso chocolate não contém conservantes, aromatizações artificiais, excesso de açúcares, gorduras hidrogenadas e nem aditivos químicos”, disse um dos sócios, Alberto Kis.
Produção – Na contramão da indústria das últimas décadas, a Yör Chocolates usa um estilo de produção alinhado a um novo jeito de empreender.
Os sócios apostaram na economia compartilhada para construir a marca. Isso significa dizer que eles são encomendantes industriais. Ou seja: a escolha e compra dos insumos, as receitas e o modo de produção são desenvolvidos pela Yör, mas o processo de fabricação é feito em parceiros.
“A Yör é mineira na sua origem, incorporando sabores e saberes da nossa cultura, mas também é nacional na sua forma de relacionamento com o mercado e global na busca das melhores variedades de cacau e demais insumos para os produtos, tudo isto com produtos inovadores não vistos ainda no mercado”, afirma o sócio-diretor Arthur Kis.
Para chegar a este modelo, os sócios seguiram um planejamento, que demandou uma longa pesquisa em locais que são referência em produção de chocolates e de cacau Suíça, Bélgica, França, República Dominicana, Estados Unidos, Japão e Brasil (Ilhéus, Uruçuca, Espírito Santo, Gramado, Canela e São Paulo).
Sensações – no portfólio, tipos e combinações, que se evidenciam pelo sabor, cremosidade e pureza do verdadeiro chocolate – proveniente de processos artesanais de plantio, colheita, fermentação, secagem e torra das amêndoas do cacau fino de aroma, preferencialmente, do Brasil.
Os produtos são divididos em quatro categorias: Bean to Bar (da amêndoa de cacau até a barra do chocolate); Regionais (Saberes e sabores do Brasil); Sabores (sabores harmonizados com chocolate); Origens (blends especiais de cacau fino).
No lançamento serão apresentados o chocolate ao leite 44% cacau de origem única, chocolate intenso com 70% de cacau, chocolate intenso combinado com café do Sul de Minas e chocolate branco com doce de leite.
fotos Thobias Almeida