Antiga colônia holandesa no norte da América do Sul, o Suriname ainda é um país pouco conhecido dos brasileiros. Mas isso já está mudando. Há um grupo crescente de brasileiros vivendo e trabalhando no país vizinho. Enquanto a gente não vai até lá, que tal conhecer um pouco da gastronomia do país? Veja a seguir, as principais entre as várias cozinhas do Suriname.
Culinária ameríndia
Os primeiros habitantes do Suriname foram os ameríndios. Eles eram muito dedicados à natureza, viviam da terra e dela ganhavam muito da sua comida. Além disso, prover comida era pescar e caçar com arco e flecha.
Eles preparavam seus alimentos com muito sal para que pudessem ser conservados por mais tempo. Ainda costumavam usar muita pimenta na comida. Peixe, carne silvestre, frutos do mar, mandioca e outras frutas da terra estava entre os principais alimentos.
Entre eles, a comida era frequentemente grelhada, cozida em uma panela de barro ou assada acima do fogo no espeto. O pão de mandioca era colocado para secar ao sol nos telhados de madeira de suas habitações.
Existem 3 alimentos mais populares dos ameríndios que ainda estão integrados em toda a sociedade do Suriname. São o pepre watra, o pão Kasiri e a mandioca.
Cozinha crioula
A cozinha crioula é uma mistura da culinária africana com a europeia. Os pratos da cozinha crioula são deliciosos e refinados. Os sabores doce e salgado são alternados; frutas ou açúcar nas refeições são, portanto, incomuns.
Às vezes, pimenta vermelha é servida separadamente. O segredo da culinária crioula está no tempero dos alimentos.
Os pratos são muito saudáveis. Na maioria das vezes, carne e legumes são misturados nas receitas. Mas os pratos não são difíceis. Tudo está no cuidado da preparação e na busca dos ingredientes certos. No Suriname, a culinária crioula é muito popular. Existem vários restaurantes no que servem a cozinha crioula.
Culinária Maroon
O Maroon trouxe seu estilo de vida e culinária da África para o Suriname. Muito disso se mantém até hoje. Principalmente as frutas da terra, peixes e carnes silvestres. Assim, agricultura em pequena escala, caça e pesca são parte de seu estilo de vida.
Atualmente, existem restaurantes no Suriname que servem a culinária maroon. O podosiri é uma deliciosa bebida maroon muito saudável. A sopa Afiingi é a famosa sopa tradicional feita com mandioca e carne selvagem. A sopa Bravoe é uma sopa mista que contém frutas, vegetais e carne. Às vezes, também contém peixe seco.
Cozinha javanesa
Essa culinária é conhecida em todo o mundo. Foi trazida para o Suriname pelo ex-trabalhador javanês da Indonésia. O Bami (macarrão frito), Nasi (arroz frito) e Pitjel (legumes misturados com molho de amendoim) são alguns dos pratos javaneses mais conhecidos do país.
O Suriname possui muitos Warungs (praças de alimentação) que servem a cozinha tradicional da Indonésia. Além dos Warungs regulares no Suriname, há um restaurante indonésio exclusivo com ambientes asiáticos. Esses restaurantes oferecem um menu de alimentos indonésios tradicionais feitos com especiarias e ervas originais da Indonésia.
Cozinha Brasileira
O Suriname é um país enriquecido com diferentes culturas. Como do Brasil, que é vizinho. Há muitos brasileiros no Suriname, sobretudo na mineração.
Anamoestraat é conhecida como uma pequena cidade brasileira. E, claro, com mais brasileiros, vieram suas especialidades. Os restaurantes brasileiros servem pratos como tábuas de frios, Ilha de Tambaqui, anéis de lula e camarão ao alho e óleo.
Leia mais sobre o Suriname: https://www.surinametourism.sr/
Mais sobre gastronomia da América do Sul: https://nuestraamerica.com.br/carne-de-porco-a-moda-colombiana/