História e paisagens naturais. quem não gosta? O site Visit México tem uma sugestão rota que passa por Valladolid, Izamal, Campeche e Mérida. Batizada de rota dos piratas, cidades coloniais e do legado maia, a viagem começa em Campeche. Essa cidade cheia de muralhas e lendas piratas, fica de frente para o Golfo do México.
Aqui, um dos pontos imperdíveis nessa Rota dos Piratas é o Forte de San José El Alto, construído no século XVIII. Atualmente, esse forte abriga o Museu de Navios e Armas. No centro da cidade você pode admirar as casas de estilo colonial e saborear a comida típica campeche. “Não deixe de visitar seus baluartes e fortes, bem como sua muralha que servia de proteção contra ataques de piratas”, recomenda o site.
No estado de Yucatán, está Mérida com sua maravilhosa arquitetura branca. Um passeio pelo ‘Paseo Montejo’ transpira história com seus casarões de arquitetura colonial/ Ainda no no centro, pode-se visitar a catedral ou caminhar pela praça principal. Ali há apresentações de danças e obras culturais. Nos restaurantes típicos, comem-se tacos de cochinita pibil, panuchos ou queijo recheado. E o artesanato, como as roupas bordadas à mão , é sempre opção de compras.
Pela rota estadual de Yucatán, você chegará a Izamal. A cidade, que chama a atenção pelo uso das cores amarela e branca por todo lado. Suas principais atrações surgiram no século XVI, como o Palácio Municipal, o Convento de San Antonio de Pádua e o mercado. No convento é possível admirar o espetáculo de luzes e sons à noite.
Em seguida vem a visita mais emocionante desta rota: Chichen Itza. A sabedoria dos maias e seus conhecimentos de cosmogonia e arquitetura, estão refletidos no templo de Kukulcán, nas Mil Colunas, no Observatório e na Quadra de Bola. É possível optar por uma visita guiada ou explorar o local por conta própria. O Visit México recomenda que você leva água para beber e se proteja bem do sol. “O calor e a umidade da selva serão companheiros deste incrível passeio”, adverte o site.
A poucos minutos de Chichen Itza fica a cidade mágica de Valladolid. Sua praça principal convida a uma caminhada enquanto toma um sorvete. Em seus arredores você vai encontrar artesanato feito de henequen, redes e roupas de tecido. No mercado você pode saborear comidas típicas requintadas. Você também pode caminhar pela Calzada de Los Frailes que o levará ao Convento de San Gervasio de estilo franciscano cheio de história de miscigenação. Não perca a experiência de nadar no Cenote Zací, localizado a poucos quarteirões do centro da cidade, ou nas proximidades de Xkéken e Samulá.
Foto: Visit México
Leia também: México, o destino queridinho dos brasileiros