O Centro Argentino de Arte Têxtil propôs um espaço de exposição virtual, que funcionará como um ponto de encontro para artistas, artesãos e designers têxteis. O tema proposto foi a vida em quarentena. Assim, surgiu uma mostra virtual de máscaras criadas por artistas.
Mais de 300 artistas da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, El Salvador, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, França, Itália, Polônia, Bulgária, Holanda e Reino Unido, China e Japão responderam à iniciativa.
“São máscaras sofisticadas, divertidas, utilitárias, coloridas, feitas com diversos materiais como papel, metal, fios e folhas naturais. Os artistas têm mostrado, em meio à pandemia, uma verdadeira demonstração de criatividade”, relatou o centro em nota .
O catálogo tem curadoria de Eli Schürmann e inclui 266 máscaras selecionadas e divididas em núcleos.
Homenagem aos profissionais de saúde
O catálogo está disponível para ser visto gratuitamente. “Trata-se de uma homenagem aos profissionais de saúde que, desde a declaração da pandemia, trabalharam incansavelmente na área da saúde em meio a tempos difíceis para toda a humanidade”, informa ainda o centro.
A iniciativa conta com o apoio de BA Cultura, Arte Online, AAVRA, El Museo de la Mujer, Museo José Hernández, Centro Argentino de Arte Cerâmica, Arte Informado, entre outros.
No Facebook, o Centro Argentino de Arte Têxtil publicou: “Depois de muitas horas de coordenação, desenho, edição, curadoria e revisão, com muita emoção e orgulho compartilhamos nosso “Catálogo de Barbijos Intervenidos”.
Acesse a o catálogo completo em http://www.caat.org.ar/
Leia mais sobre cultura argentina: https://nuestraamerica.com.br/borgeschallenge/