Depois de 17 meses parado por causa da pandemia de covid-19, o “Tren del recuerdo” retomou no fim de semana as viagens entre Santiago e San Antônio, no Chile.
Cerca de 350 passageiros fizeram a primeira viagem da retomada desta tradicional linha ferroviária, que tem vagões de passageiros, sala de jantar e salão ambientado nos anos 20 e 50, que relembram as antigas viagens ao litoral centra chileno.
As próxima saídas serão agendadas semanalmente desde que a situação de saúde permita. Todas as viagens vão contar com novos procedimentos de acesso aos passageiros, adaptados aos protocolos estabelecidos pela autoridades de saúde. Entre esses protocolos estão a medição da temperatura, aplicação de álcool gel antes do embarque e obrigatoriedade de pessoas com mais de 18 anos de idade tenham um passe de mobilidade.
“O turismo é um dos setores mais atingidos por esta pandemia, por isso temos a satisfação de poder contribuir para sua reativação por meio do transporte. Este trem é uma iniciativa que evoca nosso rico passado ferroviário, um passado que ainda está presente na forma como continuamos a conectar vários pontos no Chile hoje ”, disse o subsecretário José Luis Domínguez, de Transportes e Turismo.
Tren del Recuerdo é um grande sinal para o turismo
O subsecretário de Turismo, José Luis Uriarte, afirmou que a viagem “é um grande sinal para o turismo. A sua implementação não só tem um imenso valor patrimonial, mas também mostra como, aos poucos, o turismo anda de mãos dadas com todos nós. A pandemia nos atingiu muito mais do que as outras, mas somos um setor resiliente que soube se adaptar às novas demandas”.
À rota tradicional entre Santiago e San Antonio se juntará, nas próximas semanas, a rota para Limache, que foi lançada em 2020 e foi muito bem recebida por turistas e empresários locais da Quinta Região.
Da mesma forma, o Trem a Vapor La Araucanía percorrerá mais uma vez as paisagens de Victoria e Lautaro nos domingos 5 e 25 de setembro através do Museu Ferroviário Pablo Neruda em Temuco.
O itinerário e as rotas do Tren del Recuerdo estão disponíveis no site da EFE Trens do Chile e as passagens podem ser adquiridas no site ou nas bilheterias da Estação Central.
Leia também: Tudo sobre Bariloche em português