Tierra Atacama investe US$ 12 milhões para renovação total. O hotel, da rede chilena Tierra Hotels, passa por reformas com duração prevista de 11 meses.
“Esta alocação substancial de recursos se concentrará em oferecer uma experiência renovada, alinhada com as expectativas modernas de hospitalidade. Os pilares deste redesign estão baseados nos valores originais e buscam preservar as características que têm definido a identidade deste hotel pioneiro da marca”, afirmou Pablo Lundahl, Gerente Geral da rede Tierra Hotels.
Fiel à sua essência, a nova proposta terá foco na mão de obra local e materiais autóctones para manter a essência única do Tierra Atacama. Liderada por seu fundador Michaell Purcell, a equipe inclui os arquitetos Rodrigo Searle e Matías González, mentes criativas por trás do design original, cuja interpretação imersiva do ambiente é o núcleo do projeto.
O paisagismo renovado será realizado pelo estúdio de Teresa Moller, cujo enfoque em trazer a natureza de acordo com a sensibilidade cultural foi o que motivou a restauração original deste terreno de 5 hectares em San Pedro de Atacama.
As designers Alexandra Edwards e Carolina Delpiano, responsáveis pelo design dos três destinos Tierra, estarão encarregadas da transformação total dos espaços interiores: a redistribuição da área de recepção, do bar e da sala de estar aproveitará a luz natural, sendo energeticamente eficiente. As renovações da lareira central, da adega de vinhos e da área de excursões, juntamente com a incorporação de uma cozinha de conceito aberto, serão algumas das inovações contempladas para os espaços comuns.
O redesign dos quartos oferecerá aos hóspedes espaços mais amplos e modernos, juntamente com a incorporação de quatro suítes com generosos terraços externos, projetadas para maximizar as vistas icônicas do Deserto do Atacama.
A paleta de cores e os materiais escolhidos, como madeira, mármore travertino proveniente de pedreiras locais e tons de azul profundo, evocarão diferentes elementos da natureza circundante, para complementar a essência da identidade renovada do Tierra Atacama. Mais de 40 artesãos e designers serão responsáveis por criar peças distintivas para cada canto, adicionando qualidade, beleza e um sentido de pertencimento cultural à narrativa do hotel.
“Ao longo dos anos, valorizamos profundamente nossas relações com hóspedes, parceiros comerciais e fornecedores locais. Durante o fechamento temporário do Tierra Atacama, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todos eles, mantendo-os informados sobre o progresso do projeto”, conclui Pablo Lundahl.