Thomas Lawrence e Hélio Oiticica na semana no Masp. Este é o desafio da semana.
Os filhos de sir Samuel Fludyer (1806), de Thomas Lawrence (1769-1830), é a obra da semana no desafio Masp [desenhos] em casa. Adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 26.7.
Na segunda, 27 de julho, o museu selecionará alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo Masp, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
Thomas Lawrence foi um dos mais reconhecidos retratistas de sua época. Produziu uma enorme quantidade de pinturas entre o fim do século 18 e o começo do 19, a maior delas sob encomenda. Tornou-se muito requisitado pela alta sociedade inglesa, pintando retratos das principais personalidades de sua época. Também foi especialmente admirado por seus retratos de crianças.
Os filhos de sir Samuel Fludyer também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 22.7, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.
Já na quinta, 23, o MASP promoverá live sobre a mostra “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência” e a trajetória do artista carioca.
A conversa será às 18h no Instagram do @masp e contará com a presença da convidada Vivian Crockett e de Tomás Toledo, curador-chefe do Masp e curador da exposição ao lado de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu. Crockett é curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea.
A ação integra a abertura digital da mostra, que teve sua inauguração física adiada por conta da pandemia de covid-19. Inspirada pela produção de caráter experimental e inovador de Oiticica (1937-1980), a exposição traça um panorama da trajetória do artista, reunindo 126 trabalhos relacionados ao ritmo, à música e à dança. Mais informações no release anexo.
Todas as lives estarão no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Thomas Lawrence / O filhos de sir Samuel Fludyer, 1806 / Acervo MASP / Doação Família Soares Sampaio, 1952