Para impulsionar melhorias operacionais e reduzir as emissões, o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), na capital colombiana, se tornará o primeiro aeroporto da América Latina a adotar o Airport Collaborative Decision Making (A-CDM), aproveitando os módulos da plataforma Collaborative Decision Making (CDM), da SITA. A tecnologia minimizará as interrupções e melhorará o gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e da pista por meio de uma maior colaboração entre stakeholders do ecossistema do aeroporto. Assim, garantirá menos emissões e maior sustentabilidade no aeroporto de Bogotá. As informações são da assessoria de imprensa da SITA.
Aeroportos, como o de Bogotá, estão sob crescente pressão para acompanhar o aumento da demanda à medida que as viagens retornam aos níveis pré-pandemia. Atrasos na chegada ou partida de um voo geralmente tem um efeito cascata nas operações das companhias aéreas e ainda afetam outros aeroportos, o que acaba impactando negativamente na experiência do passageiro.
É importante destacar que a otimização das operações aeroportuárias e uma maior colaboração entre os diferentes stakeholders que integram a cadeia de valor das viagens – aeroportos, equipe de solo, controle de tráfego aéreo e companhias aéreas que operam a partir do aeroporto – são fundamentais para manter sob controle as interrupções e os impactos ambientais das operações aeroportuárias.
Os resultados de uma avaliação de 2016, em 17 aeroportos europeus (em inglês), usando o A-CDM, revelam uma economia total anual de 102.700 toneladas de CO2, mais de 2,2 milhões de minutos durante o taxiamento e € 26,6 milhões em combustível. Além isso, o relatório Waypoint’s 2050 (em inglês) identifica uma aceleração da implementação completa do A-CDM para melhorar as operações aeroportuárias como uma das oportunidades práticas de redução de emissões possíveis nesta década, contribuindo com a meta do setor de aviação de ser net zero até 2050.
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Rendimento máximo das aeronaves para garantir sustentabilidade no aeroporto de Bogotá
Para atingir seus objetivos em sustentabilidade, o aeroporto de Bogotá utilizará a ferramenta Pre-Departure Sequencing (PDS) da plataforma CDM, da SITA, para maximizar o rendimento das aeronaves que estão taxiando na pista, antes da decolagem. Ao sequenciar voos de forma otimizada e reduzir os movimentos em solo dos aviões, é evitado um tempo de espera desnecessário com os motores ligados, o que, por sua vez, reduz o consumo de combustível, as emissões de carbono e a poluição sonora, além de minimizar os impactos negativos na qualidade do ar.
A Operadora Aeroportuaria Internacional (OPAIN), concessionária de BOG, assinou um contrato de seis anos para implantar módulos da SITA CDM, após concluir mais um projeto de atualização do sistema de gestão aeroportuária. Com isso, a solução atualizada do SITA Airport Management otimizará as operações terrestres e deverá ser totalmente implementada em BOG até o final de 2022. Depois disso, a SITA CDM será implantada para aprimorar as operações aéreas a tempo da movimentada temporada de viagens de verão, em 2023. Essa otimização, combinando a operação terrestre com a aérea, conduz o aeroporto para uma maior eficiência, de ponta a ponta.
“O Aeroporto Internacional El Dorado é muito movimentado e serve como principal porta de entrada para a Colômbia. Com os níveis de tráfego quase de volta aos níveis pré-pandemia, selecionamos as tecnologias aeroportuárias da SITA para melhorar a eficiência de nossas operações e intensificar nossos esforços de redução de emissões. Minimizar as interrupções operacionais ajuda nos ajuda a garantir que vamos oferecemos a melhor experiência possível ao cliente no aeroporto”, destaca Tomas Aragón, COO da OPAIN.
“Estamos orgulhosos por contribuir com a introdução do Airport Collaborative Decision Making na América Latina. É uma situação ‘ganha-ganha’ para o Aeroporto Internacional El Dorado e seus parceiros, pois o aumento da colaboração entre todos proporcionará economias substanciais de custos e carbono. Além disso, a pontualidade aprimorada também é uma ótima notícia para os passageiros”, avalia Matthys Serfontein, presidente da SITA nas Américas.
Sobre a SITA
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Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).
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