A startup XPR Produtofinal, de Minas Gerais, é uma das selecionadas para a etapa de aceleração do Programa Conecta IGU, parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional. A startup apresentou ao programa uma solução inovadora para o setor do turismo, com o uso de Automações com Inteligência Artificial (IA) para otimizar processos, criar experiências para turistas e fortalecer a presença digital de destinos: o Brasvisa. As informações são da assessoria de imprensa do PTI.
Trata-se de um chat inteligente omnichannel multi-funções — estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação — que atende os turistas estrangeiros com interesse no Brasil, oferecendo suporte sobre informações de visto. O objetivo é incentivar e acelerar a intenção de visita aos destinos do país, além da possibilidade de, no futuro, processar pedidos e pagamentos desses vistos. De acordo com o CEO da XPR Produtofinal, Thiago Couto, a ideia nasceu da necessidade de transformar desafios no turismo em oportunidades.
“Queríamos ajudar destinos a atrair mais turistas, criando um ciclo de prosperidade, dado os impactos que a pandemia de COVID-19 trouxe ao setor. Reunimos algumas das soluções da empresa, voltadas para automações de processos com suportes de inteligências artificiais, design de experiências dos turistas e digital place branding para criar o produto Brasvisa exclusivamente para o desafio da Conecta IGU”, afirmou.
Segundo Thiago, o Brasvisa é uma solução embarcada em IA low code — técnica de desenvolvimento de software que usa ferramentas de modelagem visual para criar lógica de aplicativo — que automatiza processos para oferecer atendimento personalizado em mais de 100 idiomas e dialetos em tempo real.
“Com sensibilidade cultural e humanizada, ele possibilita a criação de jornadas memoráveis para turistas, fortalecendo a presença online de destinos e negócios locais, aumentando a percepção positiva, podendo ser utilizado estrategicamente em diversos lugares do mundo onde o Governo Federal, suas entidades de referência e negócios de impacto tenham interesses estratégicos nas operações com os turistas estrangeiros, como centros de atendimento aos turistas, portos e aeroportos, fronteiras, aduanas, atrativos, redes de hotéis”, explicou o CEO.
A solução também busca oportunizar a captação de leads, a realização de análises de intenções de consumo, entrega de informações de visto de forma prática e direta, proporciona ainda sugestões de viagens baseados nos interesses hiper personalizados de cada usuário, em cada atendimento. “Outro benefício está a vantagem competitiva ligada à acessibilidade digital por contexto, por estar disponível para distribuição omnichannel para se fazer presente nos canais de interesse do público quando eles precisam na jornada da “pré-compra à pós-visita ao país”, pontuou Thiago.
O desenvolvimento da solução segue avançando com sucesso. O Brasvisa conta atualmente com uma versão webchat beta online para testes internos e já está sendo preparado para testes em massa para, a curto prazo, ser disponibilizado ao mercado com atendimento aos milhões de públicos estrangeiros que se interessam no Brasil todos os anos.
“Com a prova de conceito operando no mercado em escala, em nível informacional, queremos mostrar sua eficiência para as administrações públicas e entidades de interesse do setor de que podemos ajudar a fidelizar turistas, acelerando as decisões de compra dos destinos brasileiros, impulsionando essas conversões e reduzindo custos operacionais com a solução Brasvisa”, disse. “Estamos focados em criar um impacto positivo duradouro no setor de turismo”, destacou o CEO.
Startup colassifica o Conecta IGU como oportunidade
Para a XPR Produtofinal, o Conecta IGU é uma oportunidade única. “Queremos colaborar, aprender e contribuir para o ecossistema de inovação no turismo do Brasil. Está sendo uma oportunidade bastante exclusiva nos relacionarmos com o Parque Tecnológico de Itaipu, a Itaipu Binacional e a Embratur, que lidera a exposição do país para o público usuário final da solução Brasvisa”, afirmou Thiago.
Sobre a XPR Produtofinal
Os líderes de projetos na XPR estão há mais de 20 anos no mercado criando soluções que mesclam estratégias e processos para melhorar as experiências das pessoas com as marcas. Desde 2019 focando no setor transacional do turismo, relacionando-se com governos locais, regionais e nacionais, conselhos de turismo e cooperações técnicas em 55 países e mais de 350 destinos de interesse turístico e hubs comerciais. Está presente com operações de incentivo ao turismo em todos os estados do sul e sudeste do país.
A XPR participou de projetos com reconhecimento em Minas Gerais, no maior programa público de incentivo à inovação do país, o SEED, com apoio a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e a FAPEMIG; em Santa Catarina, com a Fundação de Âmparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e a Secretaria de Estado de Turismo; e no Espírito Santo com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).
Foi a primeira empresa de fora do estado de SC a ser selecionada para o Inovatur, maior programa público de incentivo à inovação específico do setor de turismo no país, estimulando o consumo de turismo regional a partir da aceleração digital da região que contempla o Caminhos dos Cânions do Sul (Geoparque Mundial da UNESCO) e que deu suporte a operações de experiência de consumo com o Sistema S em eventos desenvolvimento setorial.
O trabalho desenvolvido pela startup também é reconhecido no litoral sul da capital Florianópolis (SC) até a divisa com o Rio Grande do Sul; no Espírito Santo, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo apoio com processos de tecnologia e aceleração de destinos aos Clusters de Inovação Capixaba, a partir da região do Caparaó e está expandindo para outras regiões do estado.
Foto: Kiko Sierich/PTI