A Missão de São Vicente e Granadinas junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) doou nesta sexta-feira (31) uma pintura do artista Calvert Jones ao Museu de Arte das Américas. Foi a primeira doação do país caribenho ao acervo permanente do museu da OEA em Washington. As informações são da assessoria de imprensa da OEA.
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, disse que a diversidade estética e de conteúdo das artes modernas e contemporâneas no Caribe “apresenta uma expressão criativa livre e irrestrita que exemplifica o mandato da OEA de Mais Direitos para Mais Pessoas, na forma de Mais Arte para Mais Pessoas, ajudando a abrir caminho para um diálogo mais profundo entre os povos dos nossos estados membros”.
Por sua vez, a representante permanente de São Vicente e Granadinas, Louanne Gilchrist, disse que a doação “é um marco para nós, pois promove a visibilidade de nosso pequeno estado insular em desenvolvimento e destaca o gênio criativo de nosso povo, evidenciado no trabalho de Calvert Jones”. “A pintura em si é uma representação da vulnerabilidade de nossas ilhas, mas também é a personificação da resistência de nosso povo”, acrescentou a diplomata caribenha.
Gilchrist leu palavras do artista Jones nas quais explicava que se inspirou nas erupções do Vulcão La Soufrière para realizar seu trabalho. “Intitulei apropriadamente este trabalho de ‘orações da primavera’, um farol da chegada da primavera, a estação de uma nova vida, fertilidade, esperança e fé em Deus”, disse Jones.
O Art Museum of the Americas (Museu de Arte das Américas) é o museu de arte moderna e contemporânea da América Latina e do Caribe mais antigo nos Estados Unidos. Ele contém uma das coleções mais importantes do mundo com obras de artistas do hemisfério ocidental.
Foto: OEA
Leia também: Um dicionário de 4 idiomas: ayoreo-espanhol- guarani-português