Novo reconhecimento internacional coloca o Chile em posição privilegiada no turismo de reuniões nas Américas. De acordo com o ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), recentemente divulgado, Santiago ficou em terceiro lugar nas Américas (do Canadá à América do Sul) como destino para conferências internacionais. As informações são da assessoria de imprensa do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile),
A novidade foi anunciada nesta semana na feira IMEX, em Frankfurt, Alemanha, um dos eventos mais importantes do segmento MICE. Na edição de 2024 do ranking, o ICCA destacou a capital do país, que superou cidades como Bogotá, Lima, Rio de Janeiro, Cidade do México, São Paulo e Toronto. As primeiras posições foram ocupadas por Buenos Aires e Montreal, respectivamente.
Em nível nacional, o Chile ficou em quarto lugar na América do Sul — atrás do Brasil, Argentina e Colômbia — depois de sediar 98 congressos, conferências, convenções e seminários no ano passado, 21 eventos internacionais a mais que no ano anterior. Por outro lado, no ranking l global, o país subiu do 39º para o 37º lugar.
A Subsecretária de Turismo, Verónica Pardo, falou sobre a importância da conquista, afirmando que “estar bem posicionado neste ranking internacional é um reconhecimento e um impulso estratégico para o desenvolvimento econômico e a projeção internacional do nosso país. Além disso, reforça a crescente atratividade do Chile como sede de eventos de grande porte, o que representa uma oportunidade valiosa para impulsionar o desenvolvimento econômico dos destinos anfitriões”, disse.
Essa conquista se deve, em grande parte, ao trabalho dos embaixadores do programa Meet in Chile do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), uma ferramenta fundamental na promoção do turismo de reuniões que tem obtido sucesso significativo na atração de congressos internacionais. Da mesma forma, os 98 eventos organizados no Chile (incluindo os 60 realizados em Santiago) foram compilados pelo Sernatur, em colaboração com empresas privadas e bureaus de convenções de todo o país.
Entre outras iniciativas lideradas pelo Sernatur, seu diretor Nacional, Cristóbal Benítez, destacou que “o segmento de reuniões está entre nossas linhas de atuação para melhorar a competitividade, o posicionamento global e a valorização de destinos secundários. Assim, em 2024, o Chile participou de importantes feiras MICE, como Fiexpo Latam, IMEX America, ICCA Summit e Motivation Luxury Summit, e também organizou treinamentos para os mercados do Uruguai, Peru, México e Aliança do Pacífico, com o objetivo de aumentar o reconhecimento do país nessa área. Esperamos continuar nesse caminho: neste ano, já conquistamos 13 eventos e estamos trabalhando simultaneamente em cinco novas candidaturas, portanto, esperamos receber mais de 3.350 delegados no Chile nos próximos anos”, destacou.
A nova classificação do Chile no ranking ICCA de 2024 reafirma o compromisso do país em fortalecer seu setor de turismo de reuniões, um setor essencial para o crescimento econômico e o alcance internacional.
Foto: Sernatur
Leia também: GOL busca expandir sua atuação no mercado argentino