Salta, no noroeste da Argentina, segundo pesquisa recente, é um dos destino turísticos mais competitivos do mundo. A cidade de Salta, capital da província de mesmo nome, pode servir como ponto de partida para várias outras cidades ou funcionar como uma base para passeios curtos de um dia na região. Segundo o relatório do estudo Singerman & Makón, a província de Salta é a mais competitiva do país. Já na categoria gastronomia situa-se em 1º lugar e em hotéis e city tours em 3º lugar. A região é uma das apostas do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) da Argentina.
A região vinícola de Salta encanta com seus vinhedos. Três países fazem fronteira com a província: Paraguai e Bolívia, ao norte, e Chile, a oeste. Entre os altos picos da Cordilheira dos Andes, Salta possui os vinhedos de maior altitude do mundo, alguns com mais de 3.000 metros acima do nível do mar. As uvas tintas Malbec e as brancasTorrontes, emblemas dos vinhos argentinos de alta qualidade, geram os vinhos de assinatura da região. O tempo e o clima de Salta proporcionam grandes amplitudes térmicas diurnas, criando vinhos de sabor intenso, acidez equilibrada e maturação fenólica.
Leia também: Viva experiências de luxo em Park City
O vinho em Salta
A história da região vinícola começou no século XVI, quando os missionários jesuítas começaram a plantar vinhas com sementes de uvas do Peru. As condições climáticas foram a chave do sucesso destas vinhas originalmente primitivas. As colinas de grande altitude permitem o desenvolvimento de deliciosos perfumes e cores intensas nas uvas. Comumente chamada de Salta la Linda (Salta “a bonita”), a cidade oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a cultura quechua e andina, além de experimentar comidas regionais como empanadas, que são consideradas as melhores do país.
Espalhadas pelas terras férteis do Vale Calchaquí, as sub-regiões vinícolas essenciais são Cafayate, Cachi e Molinos. A sub-região mais importante da produção vitivinícola de Salta é Cafayate , o principal produtor de vinho. Cerca de 60% dos vinhedos do Vale Calchaquí estão ali. A elevação dos vinhedos de Molinos atinge até 3.000 metros acima do nível do mar. Este vale particular tem chamado a atenção por seus vinhos de alta qualidade e terroir excêntrico.
A natureza exuberante de Salta
Além de vinho, gastronomia e cultura, Salta apresenta também uma natureza exuberante. Há três Parques Nacionais na região (Baritú, El Rey e Los Cardones) e há inúmeras possibilidades de explorar o local através de passeios á cavalo, travessias em 4×4, rafting, trekking, montanhismo em locais como o vulcão Llullaillaco, ciclismo, tirolesa, bungee jumping, etc. Outras duas atrações turísticas do local são o sítio arqueológico de Tastil e o trem nas nuvens, que sobe a 4.200 metros e é uma das três maiores ferrovias do mundo. “Visitar Salta é bem simples, já que há voos diretos saindo de São Paulo três vezes na semana (segundas, quartas e sábados) operado pela Aerolineas Argentinas”, destaca o Ministro de Turismo e Esportes da Província de Salta, Mario Peña.
Fotos: Inprotur