Sabor amazônico, orgânico e premiado

Uma marca de chocolate produzida na pequena cidade amazônica de Bagua Grande, no norte do Peru vem ganhando a Europa e conquistando adeptos pelo continente. Lançada em 2017, a Kuyay ganhou logo em seu primeiro ano a medalha de ouro no Salão do Cacau de Lima .Nos dois anos seguintes chegarammais dez medalhas em concursos peruanos, que renderam inclusive uma a participação no Salão do Cacau do Paris em 2019, o maior concurso do mundo.

A produção é feita de forma totalmente orgânica e termina com nove sabores da iguaria. As barras vão de 50% a 90% de cacau, alguns com passas e flores de sal. Tudo é feito em uma área de 10 hectares na área rual, e a maior parte do chocolate acaba sendo exportado. Turcos e franceses são os principais clientes, mas o chocolate também é comercializado dentro de hotéis no Peru.

Tudo é feito em uma área de 10 hectares na amazônia peruana. Crédito: @kyuay.pe

Fiel ao nome Kuyay, que significa “harmonia com a natureza” no idioma quechua, o plantio, secagem, manufatura e armazenamento são feitos com mínimo impacto ambiental. O processo é acompanhado por autoridades peruanos, que concedem aos produtores um selo de excelência de exportadores.

Além do reconhecimento pelo sabor, a marca recebeu neste ano uma nova premiação. O novo design das embalagem levou o prêmio Latin America Design Awards 2020, em um concurso que contou com representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Perú, Uruguai e Venezuela.

ASCENSÃO. A produção de chocolates peruanos está em alta, segundo os números da Comissão de Promoção de Exportação e Turismo do Peru, em 2019 o crescimento foi de 16,2% em relação ao ano anterior. Foram no total exportados US$ 29.6 milhões, com os principais compradores nos Estados Unidos (US$ 11.05 mi), de Bolívia, Equador, Canadá, Chile e Colômbia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *