Graças a sua importante contribuição para a conservação das florestas amazônicas, o Ministério do Meio Ambiente (Minam) do Peru reconheceu a Área de Conservação Privada Campo Verde, por um período de 40 anos, a segunda de sua categoria reconhecida na região de Ucayali. As informações são da agência de notícias oficial do Peru, Andina.
O objetivo é conservar uma amostra da floresta tropical madura da planície amazônica, bem como os ecossistemas úmidos devido à alta concentração de carbono armazenado na forma de turfa.
Esta nova ACP está localizada no distrito de Manantay, província de Coronel Portillo, em uma área de mais de 8 mil hectares, de propriedade da empresa JCC Inversiones SAC.
Na área, 228 espécies de aves foram observadas até agora, representando aproximadamente 80% das espécies registradas nesta região. Do total de espécies registradas na ACP Campo Verde, 36 constam nos anexos da CITES de espécies classificadas em diferentes níveis de acordo com o grau de ameaça, entre as quais o falcão peregrino.
Devido à grande diversidade de aves que esta zona alberga, o seu reconhecimento representa uma grande oportunidade para realizar pesquisas ornitológicas a longo prazo, valorizar as aves num contexto de serviços ecossistêmicos e desenvolver o ecoturismo.
Da mesma forma, na área estão registradas mais de 20 espécies de mamíferos, como a anta ou a sachavaca, uma espécie considerada ameaçada e em situação de vulnerabilidade, tanto na Lista Vermelha do Peru quanto na da IUCN. Da mesma forma, um total de 23 espécies de anfíbios e 19 espécies de répteis são registrados.
Em relação à sua variedade de flora, uma contagem preliminar revela a existência de cerca de 100 espécies de árvores por hectare, incluindo árvores frutíferas nativas como aguajales e outras de grande importância social e econômica por constituir a segurança alimentar da população local, bem como uma fonte de renda direta através do uso de frutas amazônicas.
Leia também: Assunção sedia Festival Internacional de Harpa
O que é a Área de Conservação Privada
Atualmente, o Peru conta com 147 Unidades de Conservação Privada que conservam cerca de 400 mil hectares do território do país. O propósito é trabalhar estrategicamente e em coordenação com cidadãos, comunidades, empresas e instituições privadas para promover a pesquisa científica, o turismo e o uso sustentável dos recursos naturais, bem como criar corredores de conservação que fortaleçam as paisagens associadas às áreas naturais protegidas da administração nacional.
Foto: Andina