As autoridades governamentais paraguaias confirmaram que está tudo pronto para que a partir desta quinta-feira (15) haja a reabertura para a entrada de veículos na Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Enquanto isso, o chanceler Federico González promete confirmar nas próximas horas a reabertura das passagens de fronteira de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá. As informações são da agência paraguaia IP.
González indicou ao deixar o Palácio do Governo que Paraguai e Brasil propuseram seu protocolo de abertura e o processo está em andamento.
De acordo com o que as autoridades nacionais apresentaram, a reabertura será apenas para veículos. Assim, haverá uma zona de trânsito livre ao Km 30 da cabeceira da ponte, onde funcionará uma barreira sanitária.
Horário da Ponte da Amizade será das 5h às 14h
O horário de entrada de veículos será das 5h às 14h. Assim, a partir desse momento, as autoridades irão bloquear a entrada no país. Mas os residentes no Brasil terão permissão para sair até 24 horas após sua entrada, informou o diretor de Migrações, Angeles Arriola.
As autoridades garantem a entrada de táxis e demais meios de transporte alternativos. Para isso, todos terão que obedecer a um protocolo sanitário, acrescentou Arriola. Ele se reuniu esta quarta-feira com representantes do setor de transporte de passageiros de Ciudad del Este.
“O protocolo seria publicado esta tarde. Da nossa parte, está tudo coordenado para amanhã, com início às 5h “, afirmou o Diretor de Migração em declarações à imprensa.