Ponte bioceânica avança sobre Rio Paraguai na fronteira com Brasil

ponte bioceânica rio paraguai

A estrutura da futura ponte bioceânica sobre o Rio Paraguai, na fronteira do Paraguai com o Brasil, em Porto Murtinho e Carmelo Peralta, está com 60% da obra construída. A obra, supervisionada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, avança dentro do cronograma, com trabalhos simultâneos do lado paraguaio e brasileiro.

De acordo com o relatório do MOPC, atualmente, a estrutura principal da ponte pode ser vista em plena montagem, com os pilares de betão subindo de ambas as margens do rio. No setor paraguaio, as obras estão concentradas no aterro de acesso, onde são realizadas obras de bombeamento de refluxo para estabilização do terreno. Este processo é fundamental para preparar a área antes da colocação do trecho final da estrutura.

Do lado brasileiro, as atividades concentram-se na estaca principal número 14, onde prossegue a montagem da plataforma. Além disso, foi concluída a decapagem da subida número 15 do lado direito.

O cais principal número 13, do lado paraguaio, avança com a montagem das treliças, componente essencial para a estrutura da ponte estaiada. A foto reflete a magnitude e a precisão da obra, que se impõe à paisagem ribeirinha ao mesmo tempo que une as duas margens numa construção de grande dimensão.

Financiada pela Itaipu Binacional, a ponte bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Poto Murtinho (Mato Grosso do Sul, Brasil) fortalecerá o comércio e o tráfego regional, estabelecendo uma ligação rodoviária estratégica para o corredor que ligará dois oceanos através do Chaco paraguaio.

Foto: MPOC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *