Polenta e chimia na Festa Nacional da Uva. Estes são alguns dos atrativos da 34ª Festa Nacional da Uva e a relação com a gastronomia. Entre as diversas atividades que estarão disponíveis para os visitantes até 3 de março está a realização do Polentaço e da Uvada da Nona, sempre aos sábados. Essas serão oportunidades para a comunidade provar alguns dos pratos mais típicos da região, degustando os resultados gastronômicos gratuitamente.
No dia 24 de fevereiro terá Polentaço, trazendo um grande exemplar da mais típica e reconhecida refeição da região, que será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Oeste (SC), com uma equipe responsável por preparar cerca de 800 kg de polenta, sendo servida com ragu.
Para encerrar a ação, no dia 2 de março, a Uvada da Nona será a atração, com um tacho com capacidade para 200 quilos de chimia de uva disponível, preparada por Pricila Zanol, Rainha da Festa da Uva 2022, e Luisa Pegoraro.
“Além de resgatarem pratos afetivos da nossa região, esses eventos prometem despertar curiosidade dos visitantes. Afinal, são quantidades enormes sendo produzidas ao vivo, diante do público. Serão eventos festivos, alegres e certamente muito divertidos. Como tem que ser a nossa Festa”, disse Carla Pezzi, diretora executiva do evento.
De acordo com Josiane Camazzola, integrante da Comissão Comunitária do evento e nutricionista responsável pela segurança alimentar das operações da Festa da Uva, o mais importante é proporcionar uma gastronomia variada, com produtos diversificados para todos os gostos e bolsos. “Ainda haverá opções como crepe, churros e entrevero, por exemplo, mas tivemos a preocupação de levar a gastronomia local aos visitantes, com uma curadoria muito mais voltada aos produtos regionais e à cultura italiana”, aponta. A nutricionista também reforça que todas as operações gastronômicas realizadas na Festa da Uva são validadas pela Vigilância Sanitária, demonstrando seriedade e responsabilidade na alimentação servida.
Outras atrações gastronômicas
A Festa da Uva 2024 terá três operações âncoras. Um deles é a Piccola Cittá, com pizza de fermentação natural e tábuas de frios de produtos de agroindústrias regionais, além da presença de produtos da Doce-Docê e da Galeteria Alvorada, com galeto al primo canto, massa e polenta frita. Ainda, em parceria com a Passo do Vinho, rota turística oficial da região, dez grandes vinícolas estarão presentes com a venda de vinho a granel. O espaço será decorado em referência a pequenas cidades da Itália, remetendo aos antepassados.
No coração da Praça de Alimentação estará o Piccolo Mangiar, composto por dois restaurantes de São Paulo capitaneados pelo chef Bertolazzi: O Best Burger, com hambúrgueres gourmet, e o Zena, com a receita do premiado Gnocchi Zena.
Próximo ao Palco 2 está o Piccolo Merendin com café da colônia. A responsável é Dona Jurema que prepara receitas tradicionais de cuca de uva, sonho com recheio de creme de uva, grostoli e o pastel de fortaia. O objetivo é remeter à memória afetiva dos fartos cafés de antigamente embaixo dos parreirais, uma pausa do trabalho de colheita de uvas.
Por fim, na área dedicada às réplicas, serão feitos piqueniques no gramado em frente à estrutura do Som e Luz. Com o tema “Caminhos e Lugares”, a edição de 2024 da Festa Nacional da Uva faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.