O pisco voltou a ser reconhecido em terras europeias e conquistou 33 medalhas nos Virtus International Awards 2022, um dos mais prestigiados concursos de vinhos, spirits e azeites do mundo. A informação foi divulgada pela Comissão para a Promoção do Peru para as Exportações e Turismo (Promperú).
Durante a terceira edição do concurso, realizada em Lisboa (Portugal), a bebida emblemática do Peru obteve, com diferentes rótulos, 8 medalhas Great Gold, 17 Gold e 8 Silver. Os produtos que receberam o maior reconhecimento na categoria de aguardente vínica foram o pisco Don Rómulo Quebranta, Camaná Puro Quebranta, Mosto Verde Albilla, Mosto Verde Torontel Gran Paso, Nasca Acholado (moscatel, torontel e quebranta), Nasca (variedade moscatel), Portón Mosto Verde Italia e Toro Muerto Puro Torontel.
Além disso, Raíces Negras Moscatel de Alejandría e Coupage Criolla (Sevillana del Perú-Arbequina) conquistaram duas medalhas de ouro nas categorias de vinho branco e azeite extra virgem picante, respectivamente. Somam-se a estes os reconhecimentos obtidos pelos macerados de damasco Rayito de Sol (grande ouro) e Secretos (prata).
Embora o Peru como país tenha conquistado um total de 38 medalhas no Virtus International Awards 2022, é importante destacar que a empresa italiana Rossi & Rossi SRL, que conquistou uma grande medalha de ouro no concurso português, fabrica seu rum Millonario XO em uma fábrica localizada em Lambayeque.
“Nesta terceira edição, apesar destes tempos de covid-19 e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os representantes nacionais mostraram qualidade e um elevado empenho na hora de levar à Virtus o melhor dos seus produtos: excelentes pisco, azeite, vinhos, macerados e outras aguardentes que convenceram o exigente júri, alcançando altas pontuações que nos orgulham como peruanos”, disse o site oficial do Promperú.
As exportações de pisco
Segundo dados do Promperú, entre janeiro e novembro de 2021, os Estados Unidos se consolidaram como o principal destino do pisco: o país importou US$ 3,3 milhões da principal bebida do Peru. Os outros compradores de maior importância internacional estão na Europa, entre os quais se destacam Espanha ($ 769.128), Holanda ($ 499.721) e França ($ 251.262).
No entanto, as remessas de pisco não se limitaram a esses países. A Austrália (US$ 200.000) também se estabeleceu entre os principais mercados de exportação. Além disso, outros destinos regionais como Colômbia (US$ 200.000) e Argentina (US$ 100.000) foram fortalecidos.
Leia também: Hugo Corales é o novo diretor do ProChile no Brasil
Foto: Pisco Don Romulo/reprodução Facebook