A partir de hoje, o Peru retoma voos comerciais internacionais de passageiros para destinos na América do Sul, de acordo com as disposições do governo no âmbito da fase 4 da reativação econômica. Ainda não há voos para o Brasil. As informações são da Agência Andina.
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou nesta segunda-feira (5) sua ida ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez para supervisionar a retomada dos voos internacionais. Assim, o país restabelece o transporte de passageiros por via aérea para vários destinos. Mas a duração dos voos só pode ser igual ou inferior a quatro horas.
A Resolução Ministerial nº 0642-2020-MTC / 01 publicada no Diário Oficial El Peruano estabelece que aprova “o reinício das atividades de transporte aéreo de passageiros em voos internacionais a destinos saudáveis” a partir de 5 de outubro deste ano.
Os destinos com voos com duração máxima de 4 horas são Guayaquil (1h45), La Paz (1h45), Quito (2h10), Bogotá (2h20), Santa Cruz ( 2h30).
Ainda haverá voos para Cali (2h30), Medellín (2h30), Panamá (3h), Assunção (3h30), Montevidéu (3h45 horas) e Santiago (4h).
Para isso, o governo estabeleceu uma série de medidas e protocolos de saúde para prevenir o contágio da pandemia do coronavírus covid-19.
No dia 15 de julho, o país havia retomado as viagens domésticas em grande parte de seu território. Isso, após quatro meses de paralisação, como uma medida para impedir a propagação da Covid-19. No começo, apenas em 18 regiões onde as principais restrições de circulação foram reduzidas em 1º de julho.
Foto: Juan Carlos Guzmán, Agência Andina.