Peru aprova plano para conservação de orquídeas ameaçadas

Orquídeas ameaçadas no Peru

O Peru abriga entre 2,6 mil e 3 mil espécies de orquídeas selvagens. Muitas delas estão ameaçadas pela extração ilegal. Para enfrentar esta e outras ameaças, o Serviço Nacional de Florestas e Fauna Bravia (Serfor) aprovou o Plano Nacional de Conservação de Orquídeas Ameaçadas 2020-2029. As informações são da agência de notícias peruana Andina.

O plano é o instrumento que irá nortear todo o trabalho para conservar e recuperar as populações dessas espécies ornamentais. 

A categorização das espécies ameaçadas da flora silvestre no Peru é complementada pelos planos de conservação elaborados para aquelas espécies que, por sua categoria de ameaça, merecem ações concretas e imediatas para a recuperação de suas populações.

Serfor/Peru

Veja algumas das espécies emblemáticas de orquídeas ameaçadas de extração ilegal no Peru

Phragmipedium

As plantas deste gênero são terrestres e saxícola (que nascem sobre rochas), outras são epífitas (que nascem sobre outras plantas). As folhas são dobradas ao longo do comprimento, a coloração geralmente é verde claro e podem variar em tamanho. As flores são retas e surgem do centro das folhas.

No Peru, distribuem-se 11 espécies do gênero Phragmipedium classificadas como ameaçadas.

Cattleya

Cresce na forma epifítica ou às vezes nas rochas. São conhecidas cerca de 65 espécies, todas da América Tropical, do México à Argentina.

No Peru, são 5 espécies do gênero Cattleya, todas classificadas como ameaçadas.

Chloraea

O gênero Chloraea foi determinado por John Lindley em 1827. As espécies deste gênero são plantas terrestres, que crescem exclusivamente na América do Sul. Elas são encontradas principalmente em locais úmidos em áreas montanhosas, mas também aparecem em locais rochosos e arenosos bem expostos.

No Peru estão distribuídas 7 espécies do gênero Chloraea, categorizadas como ameaçadas.

Masdevallia

É um gênero de orquídeas que se destaca pela uniformidade das plantas e pela diversidade de formas e cores. Cerca de 3.500 espécies foram relatadas, distribuídas na América Central e do Sul (do México à Bolívia). 

No Peru estão distribuídas 183 espécies de orquídeas do gênero Masdevallia categorizadas como ameaçadas.

Maxillaria

Aparece do México ao Peru e Bolívia, incluindo as Antilhas, onde a maioria das espécies cresce como epífitas em florestas úmidas. A Maxillaria difere dos demais gêneros porque seus membros, em muitos casos, apresentam folhas com desenvolvimento não aplicado, geralmente conduplicadas, inflorescências uniflorais que surgem da base do pseudobulbo e labelo articulado ao pé da coluna.

No Peru, estão distribuídas 97 espécies de orquídeas do gênero Maxillaria categorizados como ameaçadas.

Leia também: Hotel recebe certificação Lixo Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *