Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná possui 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. Isso quer dizer que 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas. Ou seja, o Paraná tem 8% das cidades do estudo.
“Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do governo federal, o que nos auxilia a profissionalizar a gestão turística, além de estruturar e promover os destinos paranaenses”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.
Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a atividade turística vem se destacando, nos últimos anos, no crescimento e desenvolvimento da economia regional. “A Paraná Turismo entende como importantíssima a regionalização do turismo e por isso sensibilizou e incentivou os municípios através das IGRs, transformando-os em atores turísticos e fortalecendo o turismo regional do Estado”, disse.
Campos Gerais
A característica principal da Região é o contraste entre os campos e as escarpas serranas. Cenários naturais de magia e beleza, com destaque para os arenitos de Vila Velha, as imensas furnas e o Cânion do Guartelá. No século XVIII, era passagem de inúmeros rebanhos de gado conduzidos por tropeiros, que pode ser revivida no Museu do Tropeiro, em Castro. A presença de imigrantes se faz notar no Parque Histórico de Carambeí, no Centro Cultural da Imigração Holandesa com seu Moinho, em Castro, onde também está a Colônia de Castrolanda, e ainda em Witmarsum, em Palmeira, percorrendo o Circuito da Colonização dos Imigrantes Europeus. Há espaço para o turismo de aventura, com a prática de rapel, rafting e trekking em Jaguariaíva, Tibagi e Sengés, e para o turismo de negócios e eventos, em Ponta Grossa, reforçando a economia regional e fortalecendo o turismo.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ARAPOTI
CARAMBEÍ
CASTRO
JAGUARIAÍVA
ORTIGUEIRA
PALMEIRA
PIRAÍ DO SUL
PONTA GROSSA
SÃO JOÃO DO TRIUNFO
SENGÉS
TELÊMACO BORBA
TIBAGI
Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu
A exuberância do Parque Nacional do Iguaçu, com a beleza e a magnitude das Cataratas, atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, assim como a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A cidade, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, possui muitas atrações naturais, culturais e de compras, além de excelente infraestrutura de serviços. O Lago de Itaipu, de Foz do Iguaçu a Guaíra, passando pelos municípios que o margeiam, compõe a Região que tem a água como uma de suas características, formando cataratas, rios e lago. Atrações de lazer, pesca, balneários de água doce; a cultura remanescente de alemães e italianos; o turismo em áreas naturais, como no Parque de Ilha Grande; o turismo cultural e o cicloturismo completam o cenário. Tudo isso vivenciado em passeios que despertam os sentidos: apresentações culturais, os cheiros da gastronomia, as músicas e sons da natureza, os pratos típicos e os produtos regionais num lugar único!
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
CÉU AZUL
DIAMANTE D’OESTE
ENTRE RIOS DO OESTE
FOZ DO IGUAÇU
GUAÍRA
ITAIPULÂNDIA
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
MATELÂNDIA
MEDIANEIRA
MERCEDES
MISSAL
PATO BRAGADO
RAMILÂNDIA
SANTA HELENA
SANTA TEREZA DO OESTE
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU
TERRA ROXA
Corredores das Águas
A riqueza dessa Região provém, principalmente, da agroindústria, grandes confecções e shoppings de atacado. As diversas cooperativas formadas para o cultivo e processamento de grãos e a criação do bicho-da-seda deixam suas marcas na paisagem local. É uma Região de clima tropical úmido e verões quentes, propiciando alternativas de lazer, pousadas rurais, atividades náuticas e pesqueiras, com inúmeras possibilidades de aventura e ecoturismo, as margens ou nos caudalosos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri – quatro presentes da natureza para o Noroeste e suas conhecidas Costa Rica e entornos do Parque Nacional de Ilha Grande. A cultura sertaneja tem presença marcante, com rodeios regionais, cavalgadas e orquestra de viola. Mas a Região também se destaca pelos vários eventos e feiras de negócios, especialmente em Maringá, onde se ergue a imponente Catedral Metropolitana e o Parque do Japão, representando uma das etnias de forte presença na cidade, como também em Umuarama e Paranavaí.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ALTÔNIA
ALTO PARAÍSO
CIANORTE
CIDADE GAÚCHA
COLORADO
CRUZEIRO DO OESTE
ESPERANÇA NOVA
FLÓRIDA
FRANCISCO ALVES
ICARAÍMA
IGUARAÇU
INAJÁ
IPORÃ
ITAGUAJÉ
IVATÉ
JARDIM OLINDA
MARIA HELENA
MARINGÁ
NOVA LONDRINA
NOVA OLÍMPIA
PARANAVAÍ
PÉROLA
PORTO RICO
QUERÊNCIA DO NORTE
SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO
SANTA INÊS
SANTA ISABEL DO IVAÍ
SANTO INÁCIO
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO
SÃO MANOEL DO PARANÁ
SÃO PEDRO DO PARANÁ
SÃO TOMÉ
TAPEJARA
TERRA RICA
UMUARAMA
XAMBRÊ
Ecoaventuras, História e Sabores
São atrativos da Região as edificações religiosas e as peregrinações da Rota da Fé, principalmente a partir de Campo Mourão. A gastronomia, com diversos pratos típicos, tem na Festa do Carneiro no Buraco seu evento mais conhecido. Pousadas rurais e um dos mais expressivos equipamentos hoteleiros do estado, com fontes termais, são opções de descanso e lazer. As cavalgadas proporcionam momentos agradáveis dentro do Turismo Equestre em diferentes municípios. São duas as suas unidades de conservação: a Estação Ecológica do Cerrado, em Campo Mourão, que desenvolve atividades em educação ambiental, e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, refúgio de flora e fauna, com patrimônio arqueológico de comunidades jesuíticas espanholas. Igualmente histórico é o traçado do Caminho do Peabiru, proporcionando caminhadas, reflexões e contato com a Natureza.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ARARUNA
ALTAMIRA DO PARANÁ
CAMPO MOURÃO
CORUMBATAÍ DO SUL
ENGENHEIRO BELTRÃO
FÊNIX
GOIOERÊ
JURANDA
MOREIRA SALES
NOVA CANTU
RANCHO ALEGRE D’OESTE
TERRA BOA
Entre Matas, Morros e Rios
A Região é marcada por estradas e caminhos históricos. Costumes dos tropeiros, cavalgadas e eventos tradicionais principalmente a partir de Turvo, Nova Tebas, Mato Rico e Manoel Ribas, onde também se pode vivenciar experiências em áreas indígenas e naturais. Vestígios do lendário Caminho do Peabiru, que ligava o Oceano Atlântico à Cordilheira dos Andes ainda se faz presente no entorno de Pitanga e Palmital. Fontes abençoadas, que marcam a passagem do Monge João Maria no Paraná, ajudam a conservar a tradição da fé popular nesse personagem lendário. Em Pitanga, repleta de belezas naturais, está o Marco Geodésico do Estado do Paraná e um museu, onde é possível conhecer a história local. Em Roncador, a hospedagem diferenciada e atividades de lazer estão à disposição dos visitantes.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
MANOEL RIBAS
MATO RICO
NOVA TEBAS
PALMITAL
PITANGA
RONCADOR
TURVO
Lagos e Colinas
A Região é margeada pelo rio Iguaçu e conta com inúmeras hidrelétricas. Seus lagos favorecem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Possui muitos recantos de lazer em Candói, Foz do Jordão, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Porto Barreiro. Na gastronomia, destaca-se a Festa Nacional do Charque em Candói, além de atividades artísticas, feira agropecuária e os Santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor Bom Jesus.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
CANTAGALO
CANDÓI
FOZ DO JORDÃO
GUARANIAÇU
GOIOXIM
LARANJEIRAS DO SUL
PORTO BARREIRO
QUEDAS DO IGUAÇU
RIO BONITO DO IGUAÇU
VIRMOND
Litoral do Paraná
Chega-se à região de trem, pela ferrovia Paranaguá–Curitiba, que cruza a exuberante Serra do Mar; ou de carro, pela florida Estrada da Graciosa ou pelas rodovias BR-277 e BR-376. Berço da colonização portuguesa do estado, no litoral, há cidades históricas como Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá e belas praias nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, bem como em ilhas, como a do Mel, em Paranaguá, e a do Superagui, em Guaraqueçaba. Suas baías são propícias para a prática do turismo náutico e a Serra do Mar, com a magnífica Mata Atlântica, guarda cenários especiais para o ecoturismo e turismo de aventura. No turismo religioso destacam-se as festas em homenagem aos padroeiros, como a Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Pode-se, ainda, saborear o delicioso Barreado, provar-se a famosa cachaça de Morretes, a bala de banana de Antonina, as ostras especiais, da Estrada do Cabaraquara, em Guaratuba e outras iguarias de frutos do mar, como tainha, caranguejo, siri e ostra, acompanhados de farinha especial de mandioca.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ANTONINA
GUARAQUEÇABA
GUARATUBA
MATINHOS
MORRETES
PARANAGUÁ
PONTAL DO PARANÁ
Norte do Paraná
A Região foi colonizada entre 1920 e 1950, devido a expansão da cafeicultura. Mas as atividades agropecuárias foram impulsionadas por japoneses, árabes, alemães, portugueses, italianos…Rolândia e Assaí destacam-se pela colonização e alemã e japonesa. Na Rota do Café, propriedades cafeeiras estão abertas ao lazer, com hospedagem e alimentação. Na Rota Sonho Lindo, pode-se visitar e usufruir de empreendimentos e atrativos. O turismo religioso tem expressão maior no Circuito das Capelas nas áreas rurais de Ibiporã e no Caminho Missionário da Madre Leônia. Em Londrina está o belo Lago Igapó e o Autódromo Internacional, além de Universidades, centros de pesquisas modelos em tecnologia, indústria e agropecuária, fortalecendo o turismo rural e o de negócios e eventos com destaque para a EXPOLONDRINA. A represa Capivara, em municípios como Primeiro de Maio, Sertaneja e Porecatu, é palco para equipamentos de lazer, hospedagem e eventos. Sapopema e São Jerônimo da Serra são propícios para a prática do turismo de aventura.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ALVORADA DO SUL
ARAPONGAS
ASSAÍ
CAMBÉ
CENTENÁRIO DO SUL
IBIPORÃ
JATAIZINHO
LEÓPOLIS
LONDRINA
PORECATU
PRIMEIRO DE MAIO
RANCHO ALEGRE
ROLÂNDIA
SÃO JERÔNIMO DA SERRA
SAPOPEMA
SERTANEJA
SERTANÓPOLIS
TAMARANA
Norte Pioneiro
Essa Região foi uma das entradas para colonização do Paraná, nos primórdios dos séculos XIX. Entre os seus atrativos, destaca-se a Represa de Chavantes, conhecida como Angra Doce, com opções de hospedagem, em Ribeirão Claro e imenso potencial para o turismo náutico e de aventura. O Rio das Cinzas, em Tomazina, é outro destaque, assim como o Parque da Mina Velha, em Ibaiti, com antigas minas de carvão. O patrimônio cultural está representado por edificações religiosas, integrantes da Rota do Rosário, como a Festa de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, as pinturas de Eugênio Sigaud da Catedral Diocesana de Jacarezinho e o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, onde uma vinícola produz vinho canônico. As características produtivas e naturais da Região também favorecem o desenvolvimento de atividades no turismo rural e lazer, incluindo antigas fazendas produtoras de café que integram a Rota do Café.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ANDIRÁ
BANDEIRANTES
CAMBARÁ
CARLÓPOLIS
CORNÉLIO PROCÓPIO
IBAITI
ITAMBARACÁ
JACAREZINHO
JOAQUIM TÁVORA
RIBEIRÃO CLARO
RIBEIRÃO DO PINHAL
SANTA MARIANA
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
SIQUEIRA CAMPOS
TOMAZINA
WENCESLAU BRAZ
Riquezas do Oeste
A pujança e riqueza da região destacam-se pelo desenvolvimento do agronegócio, com expressão maior no eixo Cascavel – Toledo, onde eventos como o Show Rural, EXPOTOLEDO e EXPOVEL fazem da tecnologia e da inovação um verdadeiro show. Eventos automobilísticos – arrancadões, provas de rally e fórmula truck, entre outros, são referências no circuito nacional e internacional, assim como os eventos culturais. O cultivo de flores sobressai-se em Corbélia e Maripá, no paisagismo e nos eventos. A ruralidade nos circuitos de Nova Aurora evidenciam as agroindústrias familiares e a piscicultura. Na gastronomia, o Porco no Rolete e outros pratos típicos são grandes atrações turísticas. A represa de Salto Caxias, em Capitão Leônidas Marques, propicia belas paisagens com opções de lazer, pesca e náutica assim como na represa do Baixo Iguaçu, onde os destaques são os condomínios de lazer às margens do rio Iguaçu.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ASSIS CHATEAUBRIAND
BRAGANEY
CAFELÂNDIA
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
CASCAVEL
CORBÉLIA
FORMOSA DO OESTE
IRACEMA DO OESTE
JESUÍTAS
MARIPÁ
NOVA AURORA
SANTA LÚCIA
TRÊS BARRAS DO PARANÁ
TOLEDO
TUPÃSSI
VERA CRUZ DO OESTE
Rotas do Pinhão
Curitiba nos faz “viajar” pelo mundo. Seus monumentos, parques e praças são inspirados em diversas etnias. É modelo de planejamento urbano, transporte público e preservação ambiental. É famosa sua feira de artesanato aos domingos, bem como os museus Paranaense e Oscar Niemeyer. No seu entorno, o turismo rural, no Circuito Italiano, em Colombo, e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, é imperdível. Balsa Nova, Piraquara, Tijucas do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Mandirituba oferecem pousadas, restaurantes, vinícolas e áreas de lazer imperdíveis. A lendária Lapa foi palco da Revolução Federalista e fez parte do Caminho das Tropas. Para quem procura turismo de aventura, há rafting, trekking e escaladas, nas escarpas da Serra do Mar e em exuberantes rios. Eventos esportivos e populares têm lugar nas represas, nas estradas rurais e no Autódromo Internacional de Pinhais. No Parque Ecoturístico São Luís de Tolosa, em Rio Negro, e no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, a espiritualidade e a ciência se fazem presentes.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ARAUCÁRIA
BALSA NOVA
CAMPINA GRANDE DO SUL
CAMPO LARGO
CAMPO MAGRO
CAMPO DO TENENTE
COLOMBO
CURITIBA
FAZENDA RIO GRANDE
LAPA
MANDIRITUBA
PINHAIS
PIRAQUARA
QUATRO BARRAS
RIO NEGRO
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
TIJUCAS DO SUL
Sul do Paraná
Turismo religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico.A região se destaca pela produção da erva-mate. O turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu.Bituruna é conhecida como a Capital do Vinho paranaense e tem a maior estátua de Santa do mundo. E logo na entrada da cidade um enorme garrafão de vinho. Em União da Vitória, o Morro do Cristo com a estátua do Sagrado Coração de Jesus, a segunda maior imagem de Cristo. São Mateus do Sul é a Terra da Erva Mate e conta com a Rua do Mate com uma caixa d’água em formato de cuia. A região conta com vários roteiros, como a Rota Sul das Cachoeiras, city tour, passeio de barco, o Roteiro Ucraniano Kalena em União da Vitória, a Rota do Vinho em Bituruna, o Caminho das Delícias e Aventura de Pinhão.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
ANTÔNIO OLINTO
BITURUNA
CRUZ MACHADO
GENERAL CARNEIRO
PAULA FREITAS
PAULO FRONTIN
PINHÃO
PORTO VITÓRIA
SÃO MATEUS DO SUL
UNIÃO DA VITÓRIA
Terra dos Pinheirais
É uma região privilegiada com florestas de araucária, clima temperado, rios caudalosos e cultura rica e diversificada. Seu relevo propiciou a formação das famosas Cachoeiras Gigantes, em Prudentópolis. Às belezas naturais, somam-se as culturas ucraniana, polonesa, italiana e alemã. Destaque especial para os museus e igrejas ucranianas, a saborosa gastronomia, o artesanato refinado, a dança, a música e a arquitetura. O Roteiro Terra da Cevada, em Guarapuava, na colônia de Entre Rios, é uma atração diferenciada. Vale a pena conhecer os templos religiosos das diversas etnias, seus eventos culturais, grupos folclóricos e práticas artesanais. As agroindústrias também se destacam, assim como acolhedoras hospedagens em Fernandes Pinheiro, Irati, Rio Azul e Mallet – com sua fonte de água sulfurosa e o artesanato polonês.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
FERNANDES PINHEIRO
GUAMIRANGA
GUARAPUAVA
IMBITUVA
IRATI
INÁCIO MARTINS
MALLET
PRUDENTÓPOLIS
REBOUÇAS
RIO AZUL
TEIXEIRA SOARES
Vale do Ivaí
A Região conquista os visitantes pela fé, belezas naturais, costumes e cultura de cada um dos seus municípios. Concentra importantes santuários religiosos, como o de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, e o de Santo Expedito, em Apucarana, onde estão os parques da Bíblia e da Redenção, formando a Rota da Fé. Oferece, ainda, hospedagem e estruturas voltadas ao lazer e eventos. O Castelo Eldorado, em Marilândia do Sul, está disponível para visitas e eventos. Os recursos naturais e o setor agrícola favorecem as atividades de Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Pesca e Turismo de Aventura. Faxinal, Borrazópolis, Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Mauá da Serra oferecem atividade num novo Vale da Aventura. Em Mauá da Serra, Faxinal e Borrazópolis, estâncias e recantos convidam à convivência com a natureza. Rios, saltos e lagos complementam a oferta vinculada ao potencial hídrico regional.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
APUCARANA
BOM SUCESSO
BORRAZÓPOLIS
CAMBIRA
FAXINAL
IVAIPORÃ
JARDIM ALEGRE
LUNARDELLI
MARILÂNDIA DO SUL
MAUÁ DA SERRA
ROSÁRIO DO IVAÍ
SÃO JOÃO DO IVAÍ
SÃO PEDRO DO IVAÍ
Vales do Iguaçu
A região apresenta forte influência das culturas italiana e alemã e é marcada por agroindústrias, reservas de araucárias, clima frio e pelas represas do rio Iguaçu, formando lagos propícios para o lazer e esportes náuticos. É privilegiada, ainda, por reservas indígenas, fontes de água hidrotermal – como as de Verê e Sulina – e pelo cultivo da uva, responsável pela presença de vinícolas e festas gastronômicas. Capanema e Salgado Filho são destaques na produção de queijos e embutidos, e, Francisco Beltrão e Pato Branco pelas inúmeras indústrias alimentícias, negócios de inovação e tecnologia e eventos agroindustriais. Além das hidrelétricas, no rio Iguaçu em seu trecho no município de Capanema, atividades de aventura e eventos estão disponibilizadas no famoso Parque Nacional do Iguaçu. Destacam-se também os campos de Palmas com as usinas eólicas e o Marco Divisório entre Paraná, Santa Catarina e Argentina, em Barracão.
MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO
AMPÉRE
BARRACÃO
BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU
BOM JESUS DO SUL
BOM SUCESSO DO SUL
CAPANEMA
CHOPINZINHO
CORONEL VIVIDA
CRUZEIRO DO IGUAÇU
DOIS VIZINHOS
FRANCISCO BELTRÃO
MANGUEIRINHA
MARIÓPOLIS
NOVA PRATA DO IGUAÇU
PALMAS
PATO BRANCO
PLANALTO
REALEZA
SALGADO FILHO
SÃO JORGE D’OESTE
SULINA
VERÊ
CADASTRO – Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável.
Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
Ao longo de 2021, a Paraná Turismo, em parceira com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizou reuniões presenciais e virtuais com as 15 regiões turísticas para sensibilizar sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro.
A ação vem ao encontro com a política de retomada do turismo do Governo do Estado. “Os encontros visam o fortalecimento da regionalização do turismo, além de tirar dúvidas e orientar os gestores regionais quanto ao processo de submissão das informações no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa)”, ressaltou Cortes.
Os municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que passou a ser contínuo. O Mapa anterior se referia ao período de 2019-2021. Agora, após a inclusão, o cadastramento do município tem validade de um ano.