Como tornar o Paraná referência em ecoturismo e turismo de aventura de forma segura e legalizada? Este será o foco das ações que serão apresentadas pelo Paraná Aventura na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h, na Ópera de Arame, em Curitiba. A ação coloca o Paraná na trilha do ecoturismo.
As atividades do programa incluem a capacitação de empresários e condutores, regulamentação da atuação dentro de Unidades de Conservação e promoção do turismo. O Programa é realizado pelo do Sebrae Paraná, em parceria com a Paraná Turismo, Instituto Água e Terra e Fecomércio PR. As inscrições para o evento estão disponíveis aqui.
A iniciativa terá como principais pilares a capacitação, realizada pelo Sebrae Paraná. A promoção das iniciativas é de responsabilidade da Paraná Turismo e a regulamentação das atividades e do uso público pelo IAT. A capacitação de condutores para as UCs regularizadas para uso público será pela Fecomércio PR.
“As pessoas estão em busca de experiência, um momento ímpar em suas vidas e a empresa precisa vender segurança. Como fazer esta composição? Pela qualificação da gestão, regulamentação e uso sustentável para que o empreendedor obtenha licenças para o uso desses espaços”, diz a consultora do Sebrae Paraná, Patricia Albanez.
Entre as ações previstas para 2022 e 2023, estão o lançamento de normas que orientarão as empresas para que seja possível a atuação nas Unidades de Conservação e a liberação de locais para motorhome.
Paraná na trilha do ecoturismo – O Paraná tem 278 atividades de ecoturismo, 66 de turismo de aventura e cerca de 200 empresas mapeadas com potencial de movimentar o setor, gerando emprego e renda. As Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, os Arenitos, no Parque Vila Velha, e o Cânion Guartelá, no Parque Estadual do Guartelá, são exemplos de Unidades de Conservação.
“Com esse projeto queremos qualificar os empresários, a sociedade civil, e promover o desenvolvimento sustentável nesses espaços”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT e diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rafael Andreguetto.
O evento terá a palestra “A importância da gestão da segurança” com a presença de Leonardo Persi, analista de negócios do Sebrae São Paulo e especialista na área. Serão assinados também os termos de compromisso e de cessões do uso das unidades de conversação em prol da aventura segura.