Profissionais da Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL) do Paraguai realizaram esta semana uma visita à comunidade de María Elena, localizada no Alto Paraguai, com o objetivo de validar o relatório intitulado “Diagnóstico Sociolinguístico do Povo Tomáräho”. O objetivo do diagnóstico foi determinar o grau de vitalidade da língua, que está em vias de extinção. As informações são da agência oficial paraguaia IP.
A visita foi realizada por membros da Direção Geral de Documentação e Promoção das Línguas Indígenas, composta por Sonia Avalos, Matías Medina e Zeneída Quiñónez. O documento apresentado é resultado de uma pesquisa aplicada aos chefes de família da comunidade, com o objetivo de avaliar o uso da língua Yxyr húlo / Tomáräho em diversos contextos.
De 12 a 15 de julho de 2023, os representantes da Direção Geral de Documentação e Promoção das Línguas Indígenas tiveram a oportunidade de se reunir com personalidades e membros da comunidade María Elena. Durante essas reuniões, as conclusões e resultados do relatório foram compartilhados, criando um espaço de diálogo e reflexão sobre a situação atual da língua Tomáräho.
Esta reunião foi essencial para estreitar os laços entre a Direção Geral de Documentação e Promoção das Línguas Indígenas e a comunidade de María Elena. Além disso, lançou as bases para futuras ações e projetos voltados à preservação e divulgação da língua Tomáräho, envolvendo a comunidade em todas as etapas do processo.
Foto: SPL
Leia também: Em Assunção, arte sacra em defesa das nações indígenas