A Ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel de Afara, anunciou nesta quinta-feira (30 de julho) em Assunção a assinatura de um decreto do Executivo que reduz a base tributária do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para empreendimentos ligados às atividades turísticas. O Paraguai reduz o IVA do turismo baixando a alíquota pela metade.
A medida entra em vigor em 1º de agosto e beneficia com a redução de 10% para 5% a alíquota do imposto. Isso vale para a prestação de serviços de hospedagem em hotéis, restaurantes, eventos, pacotes turísticos com destinos no país e arrendamento de imóveis para a mesma finalidade.
Sofía Montiel de Afara anunciou a novidade foi acompanhado pelo vice-ministro Oscar Orué, e pelos representantes da Associação de Restaurantes do Paraguai (ARPY), Oliver Gayet; e da Associação de Hotéis Industriais do Paraguai (AIHPY), Cecilia Cartes.
Segundo Gayet, essa é uma notícia muito boa para o setor gastronômico. Vai beneficiar mais de 3.800 restaurantes, que empregam 123.500 pessoas formalmente. Além disso, ajudará a cobrir perdas e a sustentar empregos e empresas, disse.
Veja mais em https://www.senatur.gov.py/
Mais sobre turismo no país: https://nuestraamerica.com.br/guia-de-boas-praticas-para-alojamentos/