As viagens de Carnaval devem movimentar o turismo brasileiro nos próximos dias. Segundo a Infraero, somente nos 11 aeroportos administrados pela empresa são esperados cerca de 120 mil passageiros de 28 de fevereiro a 5 de março.
Para garantir viagens tranquilas, é importante que os passageiros aéreos se planejem antecipadamente, entendam os seus direitos e, em caso de transtornos, tomem as medidas necessárias para reivindicar uma indenização junto às companhias aéreas.
A AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos, elencou oito dicas para prestar assistência aos viajantes durante o Carnaval. Para evitar estresse no aéreo:
1 – Adquira as passagens com antecedência e prefira voos diretos
Reservar os melhores assentos e encontrar as tarifas aéreas mais baratas são mais fáceis quando se adquire as passagens com antecedência. Também é recomendável optar por voos diretos. Voo com escala pode ser um pouco mais em conta, mas têm maior probabilidade de atrasar ou ser cancelado.
2 – Evite os dias mais movimentados do Carnaval
Como a maioria dos viajantes deve planejar seus voos nos dias de folga, é provável que muitos tentarão voar antes do Carnaval e retornar no último dia de feriado. Evitar o deslocamento nos dias mais movimentados pode ajudar o passageiro a fugir de transtornos.
3 – Chegada ao aeroporto
A maioria dos passageiros costuma chegar nos aeroportos 90 minutos antes do horário de embarque para fazer o check-in. Nos períodos de grande movimento, é aconselhável chegar com pelo menos quatro horas de antecedência para completar todas as etapas e verificações sem o risco de atrasos e consequente perda do voo.
4 – Se prepare para possíveis atrasos ou cancelamentos
Durante a temporada de Carnaval, é possível que haja atrasos e cancelamentos de voos. É importante que os viajantes se certifiquem de conhecer seus direitos como passageiro aéreo e verifique se é elegível para compensação se o voo for interrompido.
5 – Pergunte o motivo do atraso do voo
O passageiro deve ser persistente ao questionar o motivo do problema do voo. Se a companhia aérea for diretamente responsável pelo atraso ou cancelamento, como nos casos de problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo, o viajante pode ter direito a uma compensação de voo. Eventos extraordinários, como condições climáticas extremas ou situações epidemiológicas, podem desobrigar a empresa aérea de pagar a indenização.
6 – Guarde os documentos de viagem
O cartão de embarque e outros documentos de viagem podem facilitar a comprovação de que o passageiro comprou uma passagem e fez o check-in.
7 – Reúna evidências de atraso e guarde os recibos de despesas extras
Fotos do quadro de embarque ou comunicações da companhia aérea confirmando a interrupção ajudará o viajante a validar sua reclamação. Caso tenha sofrido danos morais em função de problemas de voo ou se perdeu um compromisso importante, é fundamental documentar também.
Caso o passageiro precise pagar por acomodação, refeições adicionais, acesso à internet ou qualquer coisa que não precisaria se estivesse no avião, isso pode ser reembolsado. É indicado que guarde os recibos, pois poderá precisar deles.
8. Opte por esperar ou cancelar o voo se o atraso for superior a quatro horas
Se o atraso ocorrer e for superior a quatro horas, é escolha do passageiro aguardar o próximo voo disponível ou solicitar o reembolso do preço da passagem. Independentemente de receber um reembolso, ele ainda pode ter direito a uma compensação adicional.