O Natal Luz de Ouro Preto, que promete movimentar a cidade histórica mineira de 12 de novembro a 8 de janeiro, com vasta programação turística e cultural, terá o lançamento nacional nesta terça-feira, 8 de novembro, com cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir das 10 horas. Participam da solenidade o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, além do empresário Eduardo Costa, presidente do Grupo Oliveira Costa, idealizador do evento natalino de Ouro Preto. As informações são da assessoria de imprensa do Natal de Luz.
A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas. A inspiração para a criação da atração em Ouro Preto veio do Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, que neste ano chega à 37ª edição como um dos maiores festivais natalinos do mundo, cuja programação inclui shows, desfiles e apresentações artísticas que remetem à data.
A grande diferença do festival natalino de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação será de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil. O Natal Luz de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história o belíssimo cenário.
Leia também: Fraldinha à portuguesa: veja receita da Quinta do Olivardo, de SP
Com Natal de Luz, Ouro Preto quer mais turistas
Com a iniciativa do Natal de Luz, Ouro Preto pretende atrair turistas ao longo de todo o ano. De fevereiro a julho, o município mantém vasto calendário festivo, cultural e religioso, como o Carnaval, a Semana Santa, além do Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que acontecem em julho, atraindo milhares de visitantes.
Em julho e agosto, o fluxo aumenta, sobretudo com a chegada de estrangeiros em razão do período de férias na Europa. A partir de setembro há um vazio de eventos. “O Natal Luz será mais um motivo para as pessoas virem à cidade, movimentando o verão”, diz o coordenador de produção do evento, Gilson Fernandes Martins.
A previsão é de que 50 mil pessoas passem pela cidade no Natal Luz. Uma das atrações é a Casa do Noel. Os visitantes também poderão aproveitar as apresentações teatrais, cortejo natalino na Praça Tiradentes, Natal Literário, Circuito Cine Natal Luz e, para fechar, o encontro de Folia de Reis.
Uma grande árvore de Natal com altura superior a oito andares está sendo montada em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 e é o segundo mais visitado do país, ficando atrás apenas do Museu Imperial, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Tradição dos presépios
A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro a 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.
O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade. O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote.
O Natal Luz de Ouro Preto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.
Embaixador do evento
O ator Eriberto Leão será o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto. “Eu fui convidado para ser o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto e claro que eu disse sim. Sim para esse importante evento. Para mim é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil. Cidade que leva o título de patrimônio mundial. E eu estou pronto como embaixador para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil”, ressalta Eriberto. Ele vai ser o responsável por divulgar o evento por todo o país.
Serviço:
Natal Luz de Ouro Preto
Data: 12 de novembro a 8 de janeiro
Confira programação completa no site; http://natalluzdeouropreto.com.br/
Foto: Ane Souz