Onde estão os melhores cafés do Brasil?

Onde estão os melhores cafés do Brasil?

Onde estão os melhores cafés do Brasil? A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – indica alguns destinos nacionais para amantes de café, em razão do Dia Internacional da bebida, celebrado em 1 de outubro segundo a Organização Internacional do Café (OIC). O Brasil tem rotas cafeeiras que permitem apreciar a bebida e aprender sobre a história, cultura e a produção do grão no País.

“Vemos uma tendência de os viajantes buscarem destinos que ofereçam novas experiências, incluindo roteiros culturais e gastronômicos. As rotas cafeeiras do Brasil são regiões turísticas e  imperdíveis para os amantes da bebida, que desejam desfrutar do tradicional café brasileiro”, diz Daniela Araujo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar.

Além do Dia Internacional do Café, há duas outras datas: o Dia Mundial do Café (14/4) e o Dia Nacional do Café (24/5)

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, principalmente os tipos arábica e conilon, conhecido também como robusta. Em 2022, o País exportou 2,2 milhões de toneladas para 145 países, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café, com destaque para os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão. A área destinada à cafeicultura no Brasil atualmente totaliza 26 milhões de hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

A história do café no País começou com a chegada do grão no século XVIII, por meio do sargento-mor Francisco de Mello Palheta. Apesar de primeiramente cultivado no Pará para consumo doméstico, se espalhou para outros estados. Em 1837, tornou-se o principal produto de exportação e as primeiras lavouras foram estabelecidas no Rio de Janeiro e em São Paulo, atraindo imigrantes de diversos países. Atualmente, as principais regiões produtoras também incluem os estados de Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

Pela importância do grão para o Brasil, além do Dia Internacional do Café em 1 de outubro, também há duas outras datas comemorativas: o Dia Mundial do Café (14/4) e o Dia Nacional do Café (24/5).

Onde estão os melhores cafés do Brasil?

São Paulo / As principais cidades produtoras de café no estado são Serra Negra, Cajuru, Areias, São José do Barreiro, Bananal, Taubaté, além das fazendas de Vila Rica, em Itatiba, e Mandaguahy, em Jaú.

Rio de Janeiro / A rota do café no Vale do Paraíba Sul Fluminense inclui cidades como Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Paraíba do Sul, além das fazendas de Vista Alegre em Valença, Boa Esperança em Paty do Alferes, e Santa Cecília, na cidade de Miguel Pereira.

Minas Gerais / A Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é conhecida mundialmente pela produção de grãos de alta qualidade, os famosos grãos “gourmets”. As principais fazendas da região são a Fazenda Sertão, em São Lourenço, e a Fazenda IP, em Carmo de Minas.

Espírito Santo / Na Rota dos Vales e do Café no Espírito Santo, além do café, é possível conhecer cachoeiras, praias, serras e as fazendas que proporcionam uma experiência cultural e histórica. Entre as cidades integrantes estão Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Mimoso do Sul e Marataízes.

Paraná / A Rota do Café do Paraná engloba nove municípios, com destaque para Londrina, além da Fazenda Monte Bello, em Ribeirão Claro, e a Estância Ecológica Guaicurus, na cidade de Santa Mariana.

Ceará / A produção de café do Brasil também está presente no Nordeste, na Rota Verde do Café, passando por destinos como Mulungu, Pacoti, Baturité, Guaramiranga, e os sítios de Águas Fina e São Luís.

Bahia / Também no Nordeste, a Bahia produz o grão, principalmente em Piatã, na Chapada Diamantina, onde está localizada a Fazenda São Judas Tadeu.

Distrito Federal / Nossa saga do café inclui também o Distrito Federal, em fazenda como Novo Horizonte e Santa Rosa.

https://www.decolar.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *