O voo das jacucacas no avião Solidário da LATAM

jacucacas avião solidário latam

Graças ao transporte gratuito realizado nesta segunda-feira (16/9) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), duas aves jacucacas (Penelope jacucaca) foram enviadas para a Fundação Hermann Weege – Zoológico Pomerode (SC), instituição que colabora com iniciativas de manejo ex-situ (sob cuidados humanos) voltadas à sua conservação. As informações são da assessoria de imprensa da Latam.

As aves são provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS de Salvador/BA), cuja espécie faz parte do PAN (Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Caatinga), coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Sem condições de retorno à natureza, após criteriosa avaliação dos especialistas da instituição, as aves foram destinadas ao Zoo Pomerode para integrar os esforços de conservação da espécie de acordo com as diretrizes do PAN e da AZAB.

O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo que partiu de Salvador (BA) com destino ao aeroporto de Navegantes (SC), com escala em São Paulo/Congonhas. A operação foi realizada de forma gratuita pelo programa Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 2,5 mil quilômetros entre as instituições, reduzindo de 34 para 9 horas a duração total do transporte. As aves chegaram bem e estão em quarentena no Zoo em Santa Catarina.

O Bioparque Zoo Pomerode trabalha para abrigar em média 900 animais de 220 espécies, desempenhando funções como educação ambiental, pesquisa, atividades socioculturais e conservação, além de participar de Programas de Conservação Nacionais e Internacionais em parceria com diversas instituições, que auxiliam esses programas na promoção de ações de conscientização, manejo genético, reprodução e abrigo a estas espécies. Fundado em 1932 por Hermann Weege, o Zoo Pomerode passou por várias transformações e se tornou o primeiro zoológico particular do Brasil. Em 1977, virou uma fundação sem fins lucrativos e todo valor arrecadado na venda de ingressos para visitas é revertido na sua manutenção e em ações de bem-estar e conservação dos animais.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Com 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e realizou o transporte de mais de 4,6 mil animais. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 que foram transportadas gratuitamente para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e mais de 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Leia também: Prioridade para pessoas 50+ é viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *