O programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente de Porto Alegre (RS) para Fortaleza (CE) na madrugada desta quarta-feira (1°) um grupo de quatro micos de tufo branco (Callithrix jacchus) que serão reintroduzidos ao bioma da Caatinga. Os animais estavam sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA no Rio Grande do Sul (CETAS/IBAMA/RS) e foram recebidos pelo CETAS/IBAMA do Ceará para a conclusão do seu processo de reabilitação e retorno à natureza. As informações são da assessoria de imprensa da LATAM.
O objetivo com o transporte dos animais é reintroduzi-los em seu habitat natural, visto que a espécie é nativa do Nordeste brasileiro. Antes de serem transportados, eles passaram por um processo de reabilitação para garantir a sua sobrevivência em ambiente livre.
Em mais de 10 anos, o programa Avião Solidário já transportou gratuitamente para conservação ambiental mais de 4,6 mil animais silvestres no Brasil. Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse. Vale destacar que, somente em 2022, o Avião Solidário da LATAM transportou no Brasil mais de 150 animais silvestres de 17 espécies diferentes.
Leia também: Tripulação 100% feminina no aniversário do Rio em voo Gol
AVIÃO SOLIDÁRIO BENEFICIA 1,4 MILHÃO DE PESSOAS E 150 ANIMAIS NO BRASIL EM 2O22
O Avião Solidário do grupo LATAM, um dos mais importantes programas da companhia em sua estratégia de Sustentabilidade, beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil em 2022. É isso o que revela o levantamento sobre o projeto. Em 2022, o Avião Solidário da LATAM concedeu mais de 700 passagens no Brasil e foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 150 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes.
No último ano, o programa também alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal.
Desde o início da pandemia de Covid-19, o programa já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País.
Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM e, na prática, coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Imagem: Fernanda de Azevedo / IBAMA RS)