Medo de avião? Site de ONG argentina ajuda a superar

Quem tem medo de avião? Site ajuda

Para quem tem medo de avião ou conhece alguém que tenha, uma boa sugestão é conhecer o site miedoalosaviones.com. Nele poderá encontrar informações importantes, dicas e testemunhos que podem ajudar a superar o  medo de voar. E entender melhor o que é a aerofobia, que segundo estudos, atinge cerca de 30% das pessoas, em diferentes graus.

“Miedo a los Aviones” é uma organização não governamental argentina formada por jornalistas,  publicitários, designers e especialistas em marketing de viagens. Sua criadora, a jornalista Carola Sixto, foi uma dessas pessoas temerosas dos ares e passou 15 anos sem pisar num avião, como ela mesma admite no site oficial da ONG.

O site traz estatísticas do setor de aviação, para mostrar, por exemplo, que é mais fácil morrer assassinado por um colega de trabalho (9 em 1 milhão) do que num acidente aéreo. Traz dicas e conselhos e preciosos para o viajante que tem medo (leia mais abaixo). E ainda lembra que o medroso não está só. Tem a companhia de gente famosa como os já falecidos Gabriel García Marquez (escritor) e Oscar Niemeyer (arquiteto), as atrizes Jennifer Aniston e Kirsten Dunst e os músicos Lenny Kravitz e Robert Smith (The Cure). E relata como se manifesta esse medo em cada um deles.

Uma parte importante no site são os testemunhos de viajantes medrosos. A própria Carola Sixto conta de um voo para Ushuaia (a cidade mais austral do mundo), na Província da Terra fo Fogo, Argentina. “Viajar a Ushuaia é um desafio importante para uma pessoa com medo de voar”, reconhece ela. Leia o depoimento completo aqui.

Leia também: Aerolíneas Argentinas anuncia voo direto de São Paulo a Ushuaia

As dicas de quem já teve muito medo de avião, mas teve que superá-lo

1 – Entre no avião por último. Segundo o que apurou Carola Sixto, reduzir o tempo de espera dentro do avião antes da decolagem contribui para o controle da ansiedade.

2 – Apresente-se aos tripulantes que nos recebem no avião e explique que temos medo de voar. Embora dê esse conselho, a própria autora reconhece que nem todas as companhias têm funcionários preparados para lidar com o passageiro medroso.

3 – Prepare a mala com pelo menos 5 dias de antecedência.”Sentir que tudo já está organizado e preparado irá ajudá-lo a diminuir o seu nível de estresse”, diz  a jornalista.

4 – Inclua tudo o que você precisa em sua bolsa, bolsa ou mochila. Também para evitar ansiedade. “Evite qualquer situação que possa deixá-lo nervoso”, diz o texto.

5 – Leve seus medicamentos, caso os tome, em uma bolsa transparente, fácil de encontrar. “Vimos pessoas perderem o controle porque não conseguiam encontrar a “pílula” que tinham que tomar para evitar tonturas”.

6 – Guarde o drama para os filmes. Essa é para quem se deixa levar pelos pensamentos ruins. Cuidado! Evite e se pergunte: “Há alguma evidência de que algo terrível está para acontecer?”

7 – Selecione com cuidado a playlist que você vai ouvir várias vezes no avião. Nada de músicas que lembrem momentos tristes e ajudem a desencadear pessimismo.

8 – Reserve seu assento. Melhor se for o do corredor. Tem que pagar? O site recomenda que pague e coloque isso nos custos de viagem. O corredor permite maior circulação, o que ajuda a controlar a ansiedade.

9 – Se viajar com os seus filhos, amigos ou companheiro(a), reserve o lugar atrás deles. Essa dica pode até ser um pouco controversa. Mas a lógica é a de que o medroso não quer testemunho do seu medo.

Leia as dicas no original.

Foto: Latam/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *