Prepare-se para ter a temperatura aferida mundo afora. O uso de câmeras térmicas está sendo adotado em vários locais de grande circulação como medida de detecção e prevenção à Covid-19.
No aeroporto internacional de Ezeiza, na Argentina, o aparelho mede a temperatura de cerca de 800 pessoas em apenas 10 minutos. No Plaza Carso, na Cidade do México, um dos maiores empreendimentos de compras e escritórios da América Latina, as câmeras são usadas para medir a temperatura dos funcionários e clientes.
A câmera é uma criação da Dahua Technology e no Brasil a Móbilis, que trabalha na área de inteligência artificial, terá o produto e dará suporte técnico e operacional.
“É um equipamento de medição de temperatura de alta precisão, com margem de erro muito pequena (cerca de 0,3ºC). Usa Inteligência Artificial para identificar rapidamente pessoas com temperatura corporal anormal a uma distância de três metros”, disse Jobel Araújo, gerente da Mobilis.
Experiência brasileira no Distrito Federal
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atua como apoio operacional nas ações de triagem de casos suspeitos de coronavírus, além de oferecer suporte na identificação e detecção de casos urgentes.
A chefe da Comunicação do Corpo de Bombeiros, Major Lorena Athaydes, diz que a corporação fax monitoramento do público flutuante.
Segundo ela, as ações de monitoramento acontecem com emprego de câmeras térmicas e termômetros em três frentes. A primeira, feita com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, é o monitoramento da temperatura dos passageiros de ônibus interestaduais, que chegam pelas BR-040 e BR-060.
“Os ônibus são parados e os passageiros têm a temperatura aferida. Para aqueles que apresentam estado febril ou febre, são feitos os atendimentos e, caso haja necessidade, o CBMDF faz o transporte até hospital de referência”, disse.
No aeroporto, o monitoramento ocorre nas áreas de desembarques nacional e internacional. “Neste caso, os passageiros que apresentam elevação da temperatura corporal são conduzidos ao posto médico da Anvisa, que possui protocolo próprio para atendimento à Covid-19. O transporte, caso necessário, é feito pelo Corpo de Bombeiros até hospital de referência”.
Recentemente foi inserido o monitoramento dos transeuntes nas feiras do Distrito Federal, de forma semelhante ao dos aeroportos.