MASP trabalha sobre obra de Alfredo Volpi

Fachada com bandeiras (1959), de Alfredo Volpi (1896-1988), é a obra da semana no desafio MASP (Museu de Arte de São Paulo) [desenhos] em casa.

Tanto adultos como crianças podem participar: basta fazer a versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e usando #maspdesenhosemcasa até às 23h59 do próximo domingo, dia 12.

Na segunda, 13 de julho, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Em 2020, inaugurando um novo formato de exposições individuais no Acervo em transformação, as doze pinturas de Volpi que pertencem à coleção do MASP passaram a ocupar uma fileira em destaque na mostra, evidenciando o trânsito na produção do artista: de representações de casarios e bandeiras de festas populares até composições mais abstratas baseadas nessas representações.

Fachada com bandeiras também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 8.7, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.

Na quinta, 9.7, o MASP promoverá uma live com Pedro Mastrobuono e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP. Mastrobuono é presidente do Instituto Brasileiro de Museus e membro fundador do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, que cuida do acervo e da divulgação das obras do modernista ítalo-brasileiro. Às 18h, os dois conversam sobre a obra do artista.

Todas as lives estarão no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Alfredo Volpi / Fachada com bandeiras, 1959 / Acervo MASP / Doação Ernest Wolf, 1990

Foto João Musa

https://masp.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *