É reconhecida a excelência e a diversidade dos restaurantes na Argentina, principalmente em Buenos Aires. E o chef peruano Gastón Acurio, do premiado Astrid y Gastón, não está fora deste circuito. Levou os ingredientes e técnicas de seu país para o centro do bairro de Palermo, com a cebicheria La Mar.
Mesmo após seis anos da inauguração, a fila de espera é constante e reservar uma mesa é uma epopeia (assim como em muitos restaurantes em Buenos Aires, a dica é reservar com meses de antecedência).
Localizado em um casarão histórico, na esquina das calles Arévalo e Nicaragua, o La Mar tem ar de verão, de praia, com quase todas as mesas do lado externo e com cadeiras na barra (balcão) junto ao bar. Para os dias frios, há grandes aquecedores que garantem o conforto dos comensais.
O imóvel será um hotel. Aliás, está todo reformado e pronto, esperando apenas a liberação para o funcionamento. E se chamará La Mar.
Cardápio – Quem conhece a gastronomia peruana sabe como é rica e saborosa, e Gastón Acurio é especialista em combinar ingredientes (a maior parte deles segue do Peru para Buenos Aires).
A opção da noite foram os picoteos (aperitivos ou entradas). Como cortesia da casa, chips de vários tipos de batatas, com os molhos rocoto (pimenta aromática de ardência forte) e ocopa (batata é a base)com queijo.
E na sequência, Cebiche Mixto (peixe do dia, mix de mariscos, leche de tigre al rocoto, $13500), Ostras Power (Al ponzu de rocoto, $2400 a unidade), Vieira Poderosa (maionese de vieiras, palta, alcaparras, azeite, chalaquita e alho crocante, $2850 a unidade) e Chicharrón de pescado (peixe do dia com molho tártaro e criolla clássica, $12100) *preços em pesos argentinos.
Os preços não são baratos e não fiz a conversão porque a cotação do dólar no país vizinho varia muito. Mas vale a experiência. E ultimamente esta tem sido minha filosofia de vida. Menos compras e mais experiências, que é o que se guarda realmente, os sabores, cheiros, texturas e sensações daquele momento.
Bebidas – Além dos vinhos argentinos (a maioria da região de Mendonza) e alguns franceses, a carta de drinques autorais atiça a curiosidade pelos nomes: Obrero Andino, Bruja Hawaiana, Carretero, Pisco Sour Vegano, Despropóstio, Capotero, Chola no María, Olfa Latinoamericno, Derroche de Simpatía. Aventure-se!
Do chef, conheci o Astrid y Gastón em Santiago do Chile, onde morei, e em Lima, quando ainda funcionava no bairro Miraflores. E tive o privilégio de conhecer a Astrid, que dá nome ao restaurante.
A experiência no La Mar foi completamente diferente, mas não menos surpreendente. Se você for a Buenos Aires, não deixe de almoçar ou jantar lá.
O La Mar existe também em Lima, Santiago de Chile, Doha, Bogotá, Miami e São Francisco.
La Mar Cebicheria
Calle Arévalo, 2024, Palermo, Buenos Aires
(+5411 4776.5543)
@lamarbsas
Segunda, das 20h à meia-noite
Terça a quinta, das 12h30 à meia-noite
Sexta e sábado, das 12h30 à 0h30
Domingo, das 12h30 à meia-noite
Também há delivery
https://lamarcebicheria.com.ar/nueva/index.html
PS: Caso você opte pelo jantar, junto ao restaurante está a boate mais badalada do momento, a Uptown & The Bronx, que o acesso é como a entrada do metrô, ou subte, como dizem os argentinos. Chegue cedo ou fique na fila, se você tiver tempo e paciência. A espera para entrar pode ser de 2 horas.