A LATAM foi responsável por 70% do volume de passageiros que voaram do Chile ao Brasil no primeiro semestre de 2024, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No período, a companhia embarcou 445 mil passageiros em seus voos diretos de Santiago para São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. No sentido inverso, transportou 436 mil passageiros do Brasil para o Chile no mesmo período, o equivalente a 65% do total de viajantes. As informações são da assessoria de imprensa da companhia aérea.
“A LATAM desempenha um papel fundamental na integração da América do Sul e tem o compromisso de fazer com que a aviação desta região seja não somente cada vez mais acessível, mas também o motor do seu desenvolvimento econômico, social e ambiental. A conexão Brasil-Chile da LATAM conta atualmente com sete rotas diretas e fortalece os laços bilaterais dos países tanto no transporte de pessoas quanto no embarque de cargas” avalia Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Atualmente, a LATAM opera 143 voos semanais entre o Brasil e o Chile. Entre maio e julho deste ano, período de alta temporada, a companhia ampliou em 30% a quantidade de voos entre os países na comparação com a operação do início de 2024.
A LATAM é hoje a companhia aérea que mais conecta o mundo com o Brasil, com voos diretos e indiretos para o País a partir de 90 aeroportos no exterior. Essa realidade também reflete nos dados da ANAC. No primeiro semestre deste ano, a LATAM foi responsável por 1,6 milhão de desembarques internacionais no Brasil. O volume colocou a empresa na liderança em voos internacionais no mercado brasileiro no período, com participação de mercado de 23,6%, segundo a ANAC.
Leia também: Maldonado, Uruguai, expõe oportunidades de investimento
AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM BRASIL-CHILE
O programa Avião Solidário da LATAM realizou na última terça-feira (30/7) o transporte gratuito de 25 purificadores de água portáteis para equipar o Corpo de Bombeiros do Chile, fortalecendo sua capacidade de resposta emergencial a desastres. O embarque foi realizado em parceria com o Itamaraty, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada do Brasil em Santiago. Os itens, com peso total de 712 quilos, foram embarcados no compartimento de cargas da aeronave da LATAM que realizou o voo LA631 entre o aeroporto de Guarulhos (São Paulo) e Santiago.
O CRESCIMENTO DA LATAM
Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.
Como consequência, a LATAM, lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a ANAC. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% a sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.
¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
Foto: Divulgação