A LATAM Airlines Brasil acaba de anunciar a nova rota direta Congonhas-Joinville, com início dos voos em 27 de outubro deste ano. O trecho incorporado à malha aérea doméstica da companhia faz a ligação desta importante cidade da Região Sul do Brasil com o aeroporto de Congonhas, onde partem voos para outros 25 destinos em todo o País. A nova rota vai aumentar ainda mais a conectividade da região Sul. As passagens já estão à venda em latam.com e demais canais oficiais. A LATAM espera transportar 170 mil passageiros ao ano no trecho. As informações são da assessoria de imprensa da companhia aérea.
A rota Congonhas-Joinville terá 2 operações diárias. Os voos possuem uma hora de duração e são operados por aeronaves das famílias Airbus A319 e A320, que acomodam até 216 passageiros, dependendo do modelo.
“Após um excelente primeiro semestre, liderando de forma estável o mercado de voos domésticos com 40% de participação, a LATAM volta a criar novas rotas dentro do Brasil para ampliar a conectividade entre as principais cidades do País e o acesso à aviação”, comenta Aline Mafra, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Leia também: LATAM começará a voar Curitiba-Lima em outubro
O CRESCIMENTO DA LATAM
Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em março de 2024, com participação de 24%, segundo a ANAC. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.
Foto: Joinville terá dois voos diários com destino a São Paulo/Congonhas a partir de outubro (Crédito: ShutterStock)