Inovação tecnológica no Aeroporto Internacional de Aruba. Transformação foi possível pelo trabalho da Sita, provedora de TI para o setor de transporte aéreo, em conjunto com a Indicio e a Autoridade de Turismo de Aruba. A parceria permite a implementação de viagens simplificadas por meio do uso de tecnologia para verificação da Credencial de Viagem Digital (Digital Travel Credential – DTC, em inglês). A inovação permitirá que os viajantes para a ilha cumpram com os requisitos de imigração do governo antes de embarcar no voo, com o status “ready-to-fly” (apto a voar, em tradução livre) já confirmado nos bastidores.
Os passageiros que chegam ao Aeroporto Internacional Queen Beatrix podem solicitar autorização de viagem por processo simplificado que elimina a necessidade de inserir manualmente em papel as informações dos documentos de viagem. Usando a DTC, os passageiros podem concordar em compartilhar qualquer um de seus dados relevantes diretamente de carteira digital em seus dispositivos móveis para várias entidades durante a jornada, desde governo, na imigração, até outros pontos de contato, como hotéis ou locadoras de carros.
A DTC segue os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) e facilita um contato direto e confiável para a verificação de identidade entre o passageiro e o governo do país que se está planejando visitar. A tecnologia permite que o viajante crie com segurança uma credencial digital do passaporte físico em sua carteira móvel. A solução foi desenvolvida para garantir autenticidade e integridade, sendo que, a propriedade do documento pode ser checada repetidamente e de forma automática, mitigando assim o risco de fraude.
A tecnologia permite aos passageiros os princípios de privacidade, o que permite aos viajantes o controle total dos dados e possibilita que concordem em compartilhar dados quando necessário. Esta característica assegura que ninguém além do responsável da autoridade legal tenha acesso às informações.
A solução Sita DTC e sua parceria com a Indicio e o governo de Aruba baseiam-se em extensos testes de tecnologia para verificação de credencial digital em Aruba desde 2021, com o gerenciamento de dados de saúde do viajante referentes ao teste de covid-19 e de vacinação. A DTC segue amplos padrões para tecnologia de identidade digital descentralizada e é construída no código-fonte aberto da Hyperledger Foundation, para máxima interoperabilidade.
“O marco que a nossa ilha tem alcançado com o ‘Aruba Happy One Pass’ é notável no contexto do futuro das experiências de viagem. A inovação na indústria do turismo sempre foi um ponto focal em nossa visão estratégica e para a elaboração de políticas. Estamos satisfeitos por Aruba fazer parte desse progresso inovador, garantindo qualidade e excelência para todos os nossos visitantes”, disse Dangui Oduber, Ministro de Turismo e Saúde Pública de Aruba.
“Como um destino caribenho com uma das mais alta taxas de retorno, Aruba se esforça continuamente para implementar tecnologias inovadoras em um esforço para proporcionar uma experiência de viagem excepcional, desde o momento em que os viajantes saem de casa. Com o ‘Aruba Happy One Pass’, viajar de e para Aruba nunca foi tão fácil. Estamos entusiasmados para oferecer aos nossos hóspedes um processo mais simplificado, mostrando a inovação da ilha na indústria do turismo”, afirma Ronella Croes, CEO da Autoridade de Turismo de Aruba (ATA).
“O mundo das viagens está se tornando cada vez mais interconectado, onde se espera que os passageiros compartilhem sua identidade a cada passo do caminho. Governos, companhias aéreas e aeroportos estão percebendo cada vez mais os benefícios de uma credencial digital, que agiliza o processo de identificação e ainda permite que o passageiro controle melhor seus dados por seu meio de preferência, como seu dispositivo móvel. Trabalhando com Aruba e Indicio, estamos entusiasmados por liderar o caminho para tornar as viagens digitais uma realidade”, complementa Jeremy Springall, vice-presidente sênior da SITA para Fronteiras.
“Um passaporte emitido pelo governo representa a mais alta forma de garantia de identidade. O que fizemos foi construir uma maneira de traduzir a confiabilidade de um passaporte em um credencial digital ICAO DTC tipo 1, igualmente confiável – tudo sem a necessidade de armazenar dados pessoais sobre o passageiro fora do sistema”, diz Heather Dahl, CEO da Indicio.