Araceli Matus, neta de cantora argentina Mercedes Sosa e diretora da fundação que leva o nome do artista de Tucumán, comanda nesta quinta-feira (9 de julho), às 14h e às 19h, duas rodadas de tributos através da conta do Instagram da entidade. Será uma homenagem no aniversário de Mercedes Sosa, a grande voz da argentina, morta em 2009.
Graciela Borges, Teresa Parodi, Yamila Cafrune, Franco Luciani, Pocho Sosa e La Charo darão seu testemunho no primeiro turno. Depois, o segundo bloco reunirá Vitor Ramil, Facundo Ramírez, Liliana Herrero, Adrián Sosa, Kevin Johansen e Víctor Heredia.
“Eu não gostaria de comemorar o aniversário dela na ausência dela. Mas isso não é possível. Por causa da avó que tive, eu vivo com nostalgia. Mas o caminho para honrar essa memória é continuar “, disse Araceli Matus à agência argentina de notícias Télam.
A neta da artista, que completaria 85 anos na quinta-feira, lembrou que os aniversários de Mercedes “eram ótimos, eram uma festa total. Eram 80 convidados em sua casa até a qualquer hora, com vinho e empanadas, e eram momentos para conhecer pessoas”.
Nascida em 9 de julho, Dia da Independência
Por sua parte, o compositor, instrumentista e cantor Franco Luciani contribuiu com sua própria experiência de 9 de julho com Sosa. Em 2008, disse ele, teve “a honra de comemorar seu aniversário tocando com ela em Roma”: “Foi um belo show ao ar livre, onde cantávamos o hino, e também havia Horacio Molina, outro grande artista nosso ”.
“Para mim”, apontou Luciani para Télam, “não é coincidência que ela tenha nascido em 9 de julho, porque Mercedes é a voz da grande pátria no mundo inteiro”. 9 de Julho é o Dia da Independência da Argentina.
A Fundação também está envolvida em outro projeto ligado à história e às contribuições da intérprete Tucuman. Esse é o projeto “Mercedes Sosa-La Serie”, uma ficção de 13 episódios, que o produtor Cinema 7 anunciou.
“Este projeto tem a ver com a família, pois tem o aval de Agustín, que também é neto, embora não faça parte da fundação. E é outra maneira de melhorar o legado da minha avó”, disse Matus sobre as minisséries que serão dirigidas por Rodrigo H. Vila.
A neta de Mercedes disse que conhece Rodrigo há 11 anos. “Ele fez os documentários ‘Cantora’ e ‘A Voz da América Latina’, e há total confiança”.
Veja no Instagram: : https://www.instagram.com/fundacionmercedessosa/
Mais sobre culturta argentina: https://nuestraamerica.com.br/mostra-recorda-as-vitimas-do-atentado-na-amia/