O Grupo GOL Smiles participa do 12º Fórum Global de Direitos Humanos e Empresas, que acontece entre hoje, segunda-feira (27), e o dia 29 em Genebra, na Suíça, onde anunciou sua adesão ao Pacto Global da ONU, uma convocação para que empresas do mundo todo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Na ocasião, o Grupo GOL Smiles, que reúne as marcas GOL, Smiles, Smiles Viagens, VoeBiz, GOLLOG e GOL Aerotech, também se afirmou embaixador do movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil. As informações são da assessoria de imprensa da GOL.
Ambos os anúncios foram feitos por Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, durante o painel “Acelerando os objetivos de desenvolvimento sustentável: diversidade e inclusão com prioridade”, apresentado na manhã de hoje (27) em Genebra. Assim, o Grupo GOL Smiles reitera seu compromisso de legitimar planos efetivos para aprimorar a inclusão e a visibilidade de grupos sub-representados. O painel foi mediado por Ana Bavon, CEO e head de Estratégia da B4People – Cultura Inclusiva, além de consultora de ESG do Grupo GOL Smiles.
“Os direitos humanos tomam uma extensão imensurável do que se compreende pelo ‘S’ do ESG (Environmental, Social, Governance), e a diversidade e inclusão é um de seus pilares, envolvendo subtemas como refúgio, acessibilidade, etarismo, raça, gênero e LGBT+. Com signatários do Pacto Global da ONU e embaixadores do movimento Raça é Prioridade, reforçamos nosso papel de agentes de transformação, e não pouparemos esforços para sermos uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva. Lembramos que a diversidade desde sempre faz parte do DNA da GOL, que nasceu em 2001 com o propósito de Ser a Primeira para Todos – seja para os Clientes que a escolhem para voar, seja para seus Colaboradores, o Time de Águias”, afirmou Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL e diretor executivo do Instituto GOL.
Durante o painel em Genebra, Sobrinho adiantou ao público presente números do mais recente censo interno realizado pela empresa, que revelam: 40% dos Colaboradores da GOL se dizem negros e pardos, um percentual maior do que apresentou o Relatório de Sustentabilidade de 2022, que foi de 33%.
Além de inúmeras iniciativas ligadas à acessibilidade, a GOL possui o projeto Asas à Transformação, que consiste na estruturação de Grupos de Afinidade, abrangendo cinco temas: Gerações (Todos a Bordo); LGBT+ (We Pride); Equidade de Gênero (Elas Decolam); Acessibilidade (Voo Livre); e Equidade Racial (Cores e Elos), com rodas de conversa, letramentos e discussões de assuntos ligados aos diferentes conteúdos. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos Colaboradores e criar planos de ação efetivos para a inclusão e a representatividade.
Leia também: Decolar estreia lojas físicas em São Paulo, Rio e Minas Gerais
Estratégia Ambição 2030 chega a 10 movimentos
Em 2020, com a emergência sanitária causada pela Covid-19, associada à crise climática, o Pacto Global da ONU no Brasil apresentou a Estratégia Ambição 2030, formada por movimentos que buscam acelerar o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A Ambição 2030 é uma conclamação às empresas para que reconheçam a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas mensuráveis e compromissos públicos.
Até o momento, há 9 movimentos em ação: +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular, Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade, Mente em Foco, Salário Digno, Transparência 100% e Impacto Amazônia – movimentos alinhados com os princípios que guiaram a criação do Pacto Global da ONU: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Na próxima quarta-feira, dia 29, durante o Fórum em Genebra, será lançado o 10º movimento, Educa2030.
“Com a adesão ao Pacto Global da ONU, o Grupo GOL Smiles passa a integrar os 10 movimentos que compõem a Estratégia Ambição 2030, com o compromisso de prestar contas dos resultados em cada um dos 10 temas, o que nos impulsiona a revisitar e aprimorar alguns pontos de toda a materialidade hoje em curso na empresa. Além do mais, todas as ações que constam do Relatório de Sustentabilidade da GOL passam a atender os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Pacto Global da ONU”, explicou Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer (CPO) e diretor de ESG da GOL, e presidente do Instituto GOL.
“A educação é o pilar para se criar um ambiente seguro e pautado pelo respeito”, acredita Felipe Sobrinho, que é também diretor executivo do Instituto GOL, responsável pelas ações de responsabilidade social da empresa. Presidido por Jean Carlo Nogueira, o Instituto GOL lançou no último mês de outubro um novo edital para a seleção de 20 organizações da sociedade civil, associações e fundações ligadas à educação, a serem apoiadas a partir de março de 2024 nos pilares da alfabetização, do ensino técnico profissionalizante e da diversidade, equidade e inclusão.
A GOL LINHAS AÉREAS
A GOL é uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra. Desde sua fundação, em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 141 aeronaves Boeing 737.
Sobre a Smiles
Smiles é o programa de fidelidade com a mais completa plataforma de viagens do Brasil. Com mais de 25 anos de história e cerca de 20 milhões de clientes, a empresa atua também na Argentina desde 2018. Além da GOL, fazem parte do programa mais de 60 companhias aéreas que voam juntas para mais de 1.600 destinos. Em 2021, a marca foi reconhecida como melhor programa de fidelidade do ano pelo prêmio IBest. Com o propósito de buscar a transformação das pessoas por meio da viagem, a Smiles oferece oportunidades para que todos os clientes possam viajar mais e proporciona diversas maneiras de juntar milhas de forma prática e segura, tendo a milha como elo de ligação com os usuários. Para isso, o programa reúne cerca de 100 parceiros do universo de turismo, entretenimento e varejo — de bancos e administradoras de cartões de crédito aos principais varejistas do Brasil, hotéis, aluguel de carros, experiências, seguros, postos de combustíveis, entre outros. Os clientes ainda podem assinar o Clube Smiles e contar com acúmulo de milhas mensal e diversos benefícios exclusivos. O cartão de crédito GOL Smiles, dá direito a milhas qualificáveis e acúmulo direto na conta Smiles, além de oferecer a melhor conversão em milha disponível. A Smiles oferece produtos e serviços exclusivos para quem ama viajar e vivenciar novas experiências. Somos feitos de viagens. Saiba mais em www.smiles.com.br.
Foto: Felipe Sobrinho assinou na manhã de hoje (27), em Genebra, a adesão do Grupo GOL Smiles ao Pacto Global da ONU; à esq., Ana Bavon, CEO da B4Peole e consultora de ESG do Grupo, e, à dir., Camila Valverde, diretora de Impacto do Pacto Global da ONU no Brasil (Foto: Divulgação)
]