Tem planos para o fim de julho ou começo de agosto? O FRONTE(I)RA – Festival Binacional de Enogastronomia realiza sua oitava edição de 28 de julho a 5 de agosto de 2023. Com essa nova edição, o festival se consolida no calendário do Sul do Brasil e do Uruguai como o maior evento enogastronômico binacional, reunindo integração cultural, vinho e gastronomia entre os dois países. Pela primeira vez, o tema Sustentabilidade vai ser tratado de forma transversal e em parceria com o projeto Fronteira da Paz Sustentável. As informações são da organização do evento.
Ao longo dos oito anos, o festival vem destacando as potencialidades, as singularidades e as diversidades da fronteira seca de Sant’Ana do Livramento – Rivera. Os visitantes podem conhecer a produção local, a culinária tradicional, a cultura e o enorme potencial turístico desta região, para além do já consolidado turismo de compras.
Na edição de 2023, haverá muitas novidades. Entre elas a Feira do Livro, o espaço da Erva mate, o espaço inovação e sustentabilidade e os concursos de Doces e de Pratos de Arroz. Além de mais longo – nove dias – com uma intensa programação, o Festival integra o calendário de festividades em comemoração aos 200 anos de Sant’Ana do Livramento.
Serão 13 fóruns binacionais de debates, sete minicursos, cinco aulas de cozinha, oficinas, palestras, Feiras Binacionais de Produtos locais e regionais (carne, mel, queijo, vinho, azeite de oliva, artesanato e agricultura familiar). Concursos, entre eles a terceira edição de pratos A Base de Cordeiro e vários shows. E, ainda mais dois projetos integram a programação: Cozinheiras de Memória e Fronteira na Escola. São esperadas 40 mil pessoas para usufruir da enogastronomia que une essas duas cidades.
Desde o ano passado, o Festival faz parte do calendário de eventos do Rio Grande do Sul através da Lei nº 288/2021. Em 2023, dois temas ganham destaques nos fóruns: Sustentabilidade e Desenvolvimento do Turismo & Enogastronomia na Fronteira. Confira a programação e venha para a fronteira desfrutar de diferentes sabores, atividades turísticas e culturais e vivenciar o jeito de ser da gente fronteiriça do pampa.
Fotos: site oficial do evento
Leia também: O aprimoramento da rota culinária de Fortaleza