Para aqueles que têm interesse em Astronomia e querem se aprofundar na história dos cosmos, a Escola de Astrofísica do Planetário Ibirapuera, sob a administração da Urbia, oferece uma oportunidade imperdível. Estão abertas as inscrições para o curso ‘Sistema Solar’, que explora a evolução do Sol, planetas e suas luas, asteroides, cometas e planetas anões. Com vagas limitas, as aulas acontecerão presencialmente entre os dias 28 e 31 de outubro, das 19h às 21h30. As informações são da assessoria de imprensa do parque.
Destinado a todos os entusiastas e apaixonados pelo mundo científico, o curso conta com carga horária total de 10 horas e abordará fenômenos astronômicos de maneira detalhada, além de proporcionar uma visão abrangente do Sistema Solar, indo desde sua formação até a configuração atual. Os temas que serão abordados incluem: ‘Explorando o Coração do Sistema Solar: o Sol’, ‘A Jornada pelos Astros do Sistema Solar’, ‘Além dos Planetas e Descobrindo Mundos Esquecidos’ e ‘Percorrendo as Fronteiras na Busca por Exoplanetas’.
As aulas do curso sobre sistema solar serão conduzidas por Marcelo Rubinho, físico e mestre em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e atual astrônomo do Planetário Ibirapuera. O curso é acessível ao público em geral, mas menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável inscrito. O investimento para participar é de R$ 250,00 e as inscrições podem ser realizadas pelo Urbiapass.
Leia também: Sete hotéis sustentáveis no Brasil
Curso ‘Sistema Solar’ da Escola de Astrofísica do Planetário Ibirapuera
Data: 28 a 31 de outubro
Horário: das 19h às 21h30
Local: Escola de Astrofísica do Planetário Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050 – Portão 10
Público-alvo: livre, mas menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável inscrito
Inscrições: Urbiapass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
(Imagem: Planetário Ibirapuera | Divulgação – Urbia Parques)