Por: Chile Travel
O documentário é um dos gêneros pioneiros da sétima arte. Um dos temas mais recorrentes dos documentários é a natureza, e viajar pela tela e os documentários do Chile não são exceção. Veja opções de Documentários chilenos: outra forma de viajar.
O cinema documental chileno é tão variado quanto a geografia do país e permite que você conheça um pouco mais sobre a flora, a fauna e a alma desse país no sul do mundo.
Assim, convidamos vocês a visitar algumas das mais belas paisagens do Chile e de seus habitantes naturais, através de filmes e curtas que o aproximam um pouco mais do nosso país.
Chilwe: A Ilha das Aves
As aves migratórias chegam todos os anos a Chilwe, o território ancestral williche da ilha de Chiloé, no sul do Chile. Este curta-metragem explica com grande precisão e clareza por que os pássaros chegam a Chiloé e ensina suas diferentes rotas de migração. Mostra ainda por que as zonas úmidas são vitais para abrigá-las, bem como quais são suas ameaças.
E ao mesmo tempo, mostra como as aves fazem parte da cultura de Chiloé, através de eventos como o Festival das Aves Migratórias, todos os verões, com diferentes atividades relacionadas ao meio ambiente.
Você pode vê-lo aqui: https://www.youtube.com/chiloe-ilha-das-aves
Busca pelo gato andino
Este documentário chileno mostra a busca por esse guardião animal em perigo dos Andes: o gato andino.
Seus autores são participantes da “Alianza Gato Andino”, uma rede de pesquisadores e conservacionistas que trabalha para estudar e proteger o gato andino (leopardus jacobitus), o felino mais ameaçado de toda a América.
O gato andino, que vive nas montanhas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, é seguido por documentaristas, que se aprofundam nas fascinantes alturas da Cordilheira dos Andes, no centro do Chile.
Uma busca mágica juntamente com o esforço voluntário de conservacionistas que procuram impedir a extinção desta bela espécie. E após 15 anos, eles foram capazes de encontrar o local ideal para filmar o animal e torná-lo conhecido ao mundo. Mas que paciência!
Você pode vê-lo aqui: https://www.youtube.com/busca-do-gato-andino
Yaktal
Neste documentário chileno, três surfistas se aventuram em uma jornada de 4.000 km e uma navegação cheia de riscos, tingida de lendas misteriosas, ao longo da costa do Golfo de Penas em Aysén, sul do Chile.
Seu destino: Sligth Bay, onde em 2015 ocorreu um grande encalhe de baleias-sei. Ali, mais de 300 espécimes morreram. Mas sem uma explicação aceitável até hoje. Nesse ambiente maravilhoso e misterioso, os protagonistas experimentam a vulnerabilidade de estar em condições extremas e em absoluta desconexão com o mundo que conhecem.
Yaktal faz alusão à cerimônia Kawésqar, dos primeiros habitantes da Patagônia. Eles aprenderam a sobreviver em harmonia e compreensão de seu ambiente, apesar das condições climáticas e geográficas extremas. E a cada doze luas cheias, eles esperavam que as baleias retornassem ao local, trazendo mais dias com a luz do sol e o despertar da natureza.
Você pode vê-lo aqui: https://www.youtube.com/iaktal
Wild Chile: A Wild Journey
Esta bela série de documentários chilenos é uma jornada em capítulos de Arica a Tierra del Fuego. Procura retratar a vida selvagem através dos variados cenários naturais de Chile, visitando suas paisagens e conhecendo a riqueza de ecossistemas e animais que habitam o território.
Esse projeto ambicioso e bem-sucedido registrou mais de cem espécies, como pumas, baleias azuis, huemules, baleias assassinas, focas-elefante; além de outros menos conhecidos ou em risco de extinção, como o golfinho escuro, andorinha-da-índia Pincoya, tarucas, sapo de Darwin, lagarto Fabian, sapo Cantillana e o besouro ou veado-vermelho de Darwin (chiasognathus grantii).
Durante mais de cinco meses de filmagem e sem roteiros pré-estabelecidos, os cineastas tiveram a tarefa de gravar com um mínimo de intervenção, a fim de não alterar o ambiente e o comportamento dos animais.
Os 8 capítulos estão aqui: https://www.cntv.cl/wild-chile-un-viaje-salvaje/cntv/2017-08-31/091915.html
O circuito
O operador turístico chileno Cascada Expediciones produziu este pequeno documentário, que também ganhou dois prêmios no prestigiado Travel Video Awards 2020.
O circuito leva o espectador a uma jornada de 9 dias pelo circuito de Paine, no Parque Nacional Torres del Paine, acompanhado pelo fotógrafo da natureza Robert King. Durante a caminhada, King se reconecta com a natureza e descobre as maravilhas naturais da Patagônia, como o Glaciar Grey, a trilha Base Torres e o maciço de Cuernos. Sua jornada nos fala sobre a beleza e a vastidão da natureza, enquanto nos lembra sua fragilidade. Assim, quando King conhece o mundo selvagem, os espectadores também entendem por que protegê-lo é tão importante.
Você pode vê-lo aqui: https://www.youtube.com/circuito
Bônus: Mar de Juan Fernandez, histórias e lendas do arquipélago
E se você quiser (na verdade, você deve) dar-se uma maratona de natureza chilena em uma narração emocionante que retrata a riqueza subaquática do arquipélago, o compromisso ancestral de seus habitantes pela conservação e gestão sustentável de seus recursos, como a lagosta, propomos esta série de documentários na web.
O arquipélago foi descoberto em 1574 pelo marinheiro espanhol Juan Fernández. E 445 anos depois, sua comunidade tomou importantes medidas em questões ambientais, adotando políticas e práticas para preservar o mar ao seu redor.
A série da web também mostra marcos históricos para esse grupo mágico de ilhas no Pacífico Sul, como os destroços do SMS Dresden (navio de guerra alemão que participou de diferentes batalhas da Primeira Guerra Mundial) ou a impressionante e corajosa recuperação de seus habitantes após o tsunami que os afetou em 2010.
Com esta série, todos podem conhecer o arquipélago e seu povo. Um sonho em imagens para compartilhar em casa.
Você pode vê-lo aqui: https://www.24horas.cl/cop25/Oceana/mar-de-juan-fernandez
Visite o site Chile Travel: https://chile.travel/