O próximo conselho de administração do Clube Atlético River Plate, a ser eleito em dezembro de 2022, terá uma cota de 20% de mulheres. A decisão foi tomada pelo atual conselho de administração do clube, presidido por Rodolfo D’Onofrio, de acordo com a agência Télam.
Assim, nas listas apresentadas para a próxima eleição, as chapas candidatas devem incluir 48 cargos femininos. Serão 5 mulheres no conselho de administração titular, 3 suplentes, 2 auditores, 30 membros regulares da assembleia e 8 suplentes. E a próxima direção do River terá 20% de mulheres.
“Esta cota pretende ser o piso a partir do qual a participação das mulheres na administração é projetada. Sabemos que a cota não uma solução, é um caminho, e acreditamos que também funcionará como um impulso para que as questões de gênero sejam mais relevantes “, disse D’Onofrio.
Enquanto isso, o vice-presidente Jorge Brito disse: “Consideramos que não é possível projetar o clube no futuro, como uma instituição equitativa, inclusiva e diversificada, sem representação justa em seus diferentes órgãos.”
Oposição de acordo
A ideia da direção atual, com a qual todo o arco da oposição concorda, é que os regulamentos sejam aprovados no próximo mês, quando o conselho de administração se reunir novamente de maneira oficial.
Atualmente, há duas mulheres na lista alternativa do conselho e apenas 13 membros da assembleia. E em 119 anos de história, havia apenas 6 membros do sexo feminino nas diferentes comissões executivas.
Veja mais notícias da Argentina em https://www.telam.com.ar/