O Paraguai celebra neste sábado (27) o Dia Nacional do Tereré. A data é uma iniciativa para proteger e fortalecer a bebida como elemento importante da identidade nacional. Além disso, a bebida é uma grande aliada para enfrentar as jornadas de muito calor nesta época no país vizinho. As informações são da Agência IP.
O Tereré é uma bebida à base de uma infusão fria de erva-mate e plantas medicinais. Para os paraguaios, é um símbolo de sua identidade.
O paraguaio costuma tomar o tereré a qualquer hora do dia. Fz isso com vários yuyos (ervas medicinais) ou sozinho, com erva clássica ou composta. Mas também usa uma mistura das duas.
Por lei, o Tereré é declarado Patrimônio Cultural e Bebida Nacional do Paraguai. Ficou ainda estabelecido que o último sábado de fevereiro de cada ano seja instituído como o dia da bebida.
Pela lei, a Secretaria Nacional da Cultura do Paraguai é a responsável pelas iniciativas relacionadas à data. Além disso, e dela a competência de coordenar planos, programas e projetos para promover a proteção e divulgação nacional e internacional do Tereré.
Homenagem aos protetores dos saberes ancestrais
Neste sábado, o ministro da Cultura Rubén Capdevilla Yampey visita o “Paseo de los Yuyos” no Mercado Municipal nº 4, em Assunção, para saudar e parabenizar os agentes culturais.
Ele vai homenagear os protetores dos saberes ancestrais sobre as práticas tradicionais e saberes dos Tereré na cultura da “poha ñana” (plantas medicinais) por sua contribuição ao patrimônio cultural imaterial da nação. Graás a eles, a cultura da poha ñana faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
Leia também: Brasil é o maior mercado consumidor de vinhos chilenos