A Costa Rica, na América Central, tem números econômicos e sociais surpreendentes. A educação é gratuita e obrigatória até os 15 anos, sendo que há duas línguas estrangeiras no currículo, inglês e francês, e a preservação do meio ambiente acontece desde os primeiros anos escolares. 97,5% da população é alfabetizada (terceira posição mundial junto com o Chile) e a evasão escolar é de 2%. O governo federal assegura saúde gratuita até os 12 anos de idade e o expediente do serviço público começa às 7h30. As forças armadas foram extintas em 1949 e os recursos direcionados para saúde e educação.
E foi graças ao convite do Instituo Costarricense de Turismo (ICT) que descobri um país encantador, pouco visitado por brasileiros, mas há muito descoberto por europeus e americanos.
O turismo é a principal fonte de renda do país, seguido da exportação de bananas e a produção de microchips. Mas é o espírito Pura Vida que torna a Costa Rica um oásis. Pura Vida é o cumprimento de bom dia, de agradecimento, de despedida. Em vez de obrigada, se diz Pura Vida.
Exploradores na Costa Rica
Da capital San Jose fomos ao vulcão Irazú, a 3.420m do nível do mar. Descemos em La Pavona e seguimos de barco para o Parque Nacional Tortuguero, criado em 1970.
Além da selva (e não floresta) exuberante e dos canais, são 29 quilômetros de praias interditadas para visitantes (liberada para pesquisadores) com cerca de 10 mil ninhos de quatro espécies de tartarugas (Baula, Verde, Carey e Cabezona).
A exploração de ouro é proibida assim como a caça. Também é proibido retirar pedras, folhas, frutos e flores. Muitos Bichos-preguiças (Perezosos), além de cobras, sapos, aves, macacos, crocodilos e morcegos.
Num voo de 20 minutos chegamos a Puerto Limón, principal porto da Costa Rica no Caribe, e onde Cristóvão Colombo desembarcou. Praias lindas, natureza preservada, estrutura hoteleira fantástica, artesanato primoroso.
Recomendo conhecer a Costa Rica pelo que foi descrito e muito mais, como a rica gastronomia. Passo indicações de hotéis e lodges nos quais ficamos e conhecemos. É surpreendente ver como a exploração turística e hoteleira respeita o meio ambiente. Os hotéis têm categorias em folhas (e não estrelas). Os indicados têm 4 folhas (recebem cinco folhas os hotéis autossustentáveis).
San Jose
https://www.hotelgranodeoro.com/
https://www.hilton.com/en/hotels/sjodtdt-doubletree-cariari-san-jose-costa-rica/
Tortuguero
https://www.aningalodgetortuguero.com/
https://www.evergreentortuguero.com/
Puerto Viejo / Limón
A jornalista viajou à Costa Rica à convite do Instituto Costarricense de Turismo (ICT)