Embora os 94.255 turistas brasileiros que visitaram o Chile na mais recente temporada de inverno (entre junho e agosto de 2022) representem cerca de 50% dos que visitaram o país no mesmo período em 2019, os números mostram, de um lado, a recuperação do setor neste que foi um dos últimos destinos a adotar medidas de flexibilização para abertura de suas fronteiras desde o início da pandemia da COVID-19.
De outro lado, os dados confirmam o brasileiro como o segundo grupo mais importante nas chegadas ao país, atrás somente da Argentina, representando 20% do total de estrangeiros que desembarcaram no Chile nos três meses da temporada.
Inverno é a maior atração para brasileiros no Chile
Os dados foram fornecidos pela Subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Kunze, que segue otimista neste ano que se inicia, de modo geral, e para a próxima temporada de inverno, em particular.
“Em 2023, de mãos dadas com a recuperação que se projeta no setor, esperamos a chegada de 408.253. Mais uma vez, a temporada de inverno deverá ser a principal atração para os brasileiros no Chile e projetamos receber, somente em julho, 59.102 turistas”, diz.
Leia também: De trem no Chile: conheça 10 roteiros pelo país andino