Curitiba, a capital nacional da felicidade no fim de semana

Felicidade Curitiba capital

Dois eventos simultâneos transformam Curitiba na Capital Nacional da Felicidade neste final de semana. Após dois anos de ausência devido à pandemia, a capital paranaense volta a sediar o principal evento de bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento da América Latina: o Congresso Internacional de Felicidade, que chega a quinta edição.

O evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, e ainda é possível se inscrever pelo site oficial (congressodefelicidade.com.br).

Um dos palestrantes estrangeiros confirmados é Thakur S. Powdyel, ex-ministro da Educação do Butão, país considerado como “o mais feliz do mundo”. Ele falará sobre o índice FIB (Felicidade Interna Bruta, conjunto de indicadores criado em 1972 como uma alternativa ao conhecido Produto Interno Bruto – PIB) e a visão do desenvolvimento sustentável do país.

Já entre os nomes nacionais de destaque estão Monja Coen, o escritor Clóvis de Barros, a médica Ana Claudia Arantes, a filósofa Lucia Helena Galvão, a psicóloga Carla Furtado e o doutor em Filosofia Jorge Trevisol – além do próprio idealizador do Congresso, Gustavo Arns.

Leia também: Começa nesta quinta (3) a Casa Chandon Rio

Atividades de bem-estar, cultura e artes no Festival da Felicidade, em Curitiba

Em paralelo, o Parque Barigui recebe também o Festival de Felicidade, evento que tem a missão de promover o bem-estar, atividades culturais, as artes e a paz, com todas as atrações gratuitas.

São atividades ininterruptas da manhã à noite, revezando no palco com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, teatro e muito mais; além de uma feira gastronômica e a Feira Holística com livros, produtos e serviços, onde haverá também sessões de autógrafos com autores palestrantes do Congresso Internacional da Felicidade.

Entre os destaques musicais estão as bandas instrumentais a Maha Banda e o grupo Sons Nikkei: a primeira traz mantras indianos milenares em arranjos ocidentais, numa verdadeira viagem do oriente ao ocidente; a segunda, um trio curitibano formado pelos músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue), propõe uma fusão musical Brasil–Japão.

O Espaço Yoga oferecerá gratuitamente diversas modalidades, com aulas acessíveis para todos os níveis de praticantes e condução de professores experientes nas suas técnicas: Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Yoga Dance, Yoga do Riso entre outras.

O Spa Zen Terapias Integrativas terá atividades que propõem a ampliação da consciência e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável. Pra crianças e pais, o Espaço Brincando em Família proporcionará atividades gratuitas que prometem muito conhecimento, diversão e conexão, como apresentações culturais, arte com mandala, dança circular com bebês e oficinas sobre comunicação não-violenta.

Gastronomia presente

E, para ninguém ficar com fome, o espaço gastronômico terá diversas opções de alimentação durante todo sábado e o domingo, com comida oriental, asiática e opções vegetarianas. Toda a área do Festival, incluindo a praça de alimentação, é coberta e com amplos espaços com mesas e cadeiras.

Este ano, o Festival terá novidades em parceria com a Prefeitura de Curitiba: no sábado, serão realizadas uma “caminhada” no Parque Barigui, às 10h (concentração no estacionamento do Parque Barigui, na área do antigo Parque Alvorada), e uma “cãominhada”, às 14h (concentração é na Avenida Burle Marx, próximo ao Centro de Eventos Positivo). Também em parceria com a Prefeitura, no estacionamento do parque haverá feira de adoção e microchipagem de animais, atividades para as famílias com brincadeiras infantis e dinâmicas sobre aproveitamento de alimentos.

PRODUTOS E SERVIÇOS – O Festival de Felicidade também contará com a V Feira Holística, que oferece ao público livros, produtos e serviços que visam uma vida mais saudável e o autoconhecimento. “A feira sempre é um grande sucesso junto ao público, pois oferece num mesmo lugar diversas opções de literatura adulta e infantil sobre bem-estar, paz e autoconhecimento; produtos para aromaterapia e massoterapia; vestuário; objetos decorativos e ligados à religiosidade e à cultura da paz e da felicidade”, conta o criador do evento, Gustavo Arns.

Foto: Divulgação/fotografia © 2017 Rubens Nemitz Jr


SERVIÇO

V Congresso Internacional de Felicidade

· 5 e 6 de novembro

· Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui

· Programação e inscrições: www.congressodefelicidade.com.br

V Festival de Felicidade

Atrações e atividades gratuitas, feira de produtos e serviços e espaço gastronômico

· 5 e 6 de novembro

· Parque Barigui

· Programação: www.festivaldefelicidade.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *