Costanera de Assunção ganha instalação ‘Paseo de la Guarania’

Instalação Paseo de la guarania

A Costanera de Assunção ganhou esta semana a instalação ‘Paseo de la Guarania’, em homenagem ao maestro e criador da guarânia como gênero musical, José Assunción Flores. A instalação foi feita no espaço Turista Róga, na Costanera, uma área recentemente construída nas margens do Rio Paraguai. As informações são da prefeitura de Assunção.

A instalação “Paseo de la Guarania”é composta por duas partes. A primeira, Notas de Sentimento, é um instrumento de água sonora, em forma de piano e manuseado com elegantes alavancas. Ao interagir com as teclas iluminadas ritmicamente, o visitante pode tocar e ouvir as notas da icônica canção “Paraguaýpe” (“Assunção”, em guarani). A outra parte é A Origem: um telescópio que permite uma visão desde a Costanera até a casa de José Asunción Flores, em Punta Karapa, no coração de La Chacarita, lugar onde tudo começou.

A instalação foi projetada e realizada pelo arquiteto, compositor e artesão Fernando Amberé Feliciángeli, com o apoio da Prefeitura de Assunção e da Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR).

Leia também: Homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

‘Paseo de la Guarania’ no ‘Circuito del Recuerdo’, de Assunção

“Como as peças de um quebra-cabeça, o “Paseo de la Guarania” está integrado no “Circuito del Recuerdo” e convidando o turista a explorar a riqueza histórica e cultural do Paraguai, destacando a importância de preservar as tradições do país e homenageando aqueles que deixaram uma marca indelével”, disse Claudia Bobadilla, Gerente de Marketing do Banco Itaú Paraguai. O Banco Itaú apoiou a realização desta nova instalação na capital paraguaia.

A instalação perdurará na cidade como um valioso contributo cultural, destinado a inspirar e realçar a abundância do património cultural paraguaio, onde a música desempenha um papel central e transcendental. É assim num recanto da alma onde as melodias sussurram entre as ruas e os corações batem ao ritmo da tradição que surge o ‘Paseo de la Guarania’, uma comovente homenagem à alma criativa por trás da Guarania, José Assunção Flores, destaca o texto de divulgação da iniciativa no site oficial da prefeitura de Assunção.

A guarânia, o gênero musical do Paraguai por excelência

Assunção testemunhou precisamente o nascimento e o florescimento de um gênero musical único, que levou a própria essência da suaidentidade a todos os cantos do mundo. A cidade, que respira música e amor pelas suas raízes, foi cenário da vida e obra de José Assunção Flores. Seu amor por Assunção foi além das palavras, adotando seu nome como símbolo eterno de sua devoção à cidade que o viu crescer e à música que o tornou uma lenda.

Prefeito agradeceu o apoio do Banco Itaú

O chefe comunal da capital agradeceu a valiosa colaboração do Banco Itaú, no âmbito do seu compromisso social, para a concretização do Paseo de la Guarania. “Agradeço sinceramente aos executivos do banco por terem acreditado e investido neste projeto, que hoje já é uma bela realidade”, disse.

Destacou também a homenagem a grandes nomes, conhecidos e reconhecidos internacionalmente, como o professor José Assunção Flores.

“E pensar que seu último concerto não foi autorizado no Teatro Municipal. E em outros países, o grande maestro gerou emoções indescritíveis, quando estava vivo. Hoje prestamos uma justa homenagem a um grande homem, que nos reconheceu e transcendeu as fronteiras com a guarânia. Eu, como amante da música, cada vez que ouço, dentro e fora do país, estremeço porque faz parte da nossa cultura, faz parte da nossa essência”, disse.

Ressaltou que José Assunção Flores faz parte da identidade e da cultura do país. “E assim prestamos uma merecida homenagem a um homem que hoje já enfeita o Oriente Eterno, mas tenho a certeza que ficará feliz com a concretização deste sonho”, reiterou. Concluiu pronunciando a seguinte frase: “Os grandes homens nascem quando morrem, porque duram para sempre nas suas obras para o bem comum”. “E José Assunção Flores deixou uma obra de bem comum, para todos os cidadãos paraguaios e não paraguaios”, concluiu.

A cerimônia contou com a presença do prefeito da capital, Oscar Rodriguez; da Primeira Dama da Nação, Letícia Ocampos; da presidente da Câmara Municipal de Assunção, vereadora Fiorella Forestieri; da Ministra da Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR), Angie Duarte; da ministra da Secretaria Nacional da Cultura (SNC), Adriana Ortiz; da Gerente de Marketing do Banco Itaú, Claudia Bobadilla; do artista arquiteto Fernando Amberé Feliciángeli; do mestre Luis Szarán; do neto de José Assunção Flores, Francisco Flores e outras altas autoridades nacionais, municipais, diretores da instituição bancária.

Foto: Prefeitura de Assunção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *